Preço de E-Tabs em Fairfield/SP: R$ 30,14

E-Tabs

EMS SIGMA PHARMA LTDA

Atualizado em 21/02/2020

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

E-Tabs®
acetato de racealfatocoferol
Cápsulas 400 UI ou 1000 UI

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Cápsulas moles
Embalagens contendo 30 cápsulas

USO ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada cápsula de E-Tabs® 400 UI contém:

acetato de racealfatocoferol (vitamina1 E) 400 UI
excipiente q.s.p. 1 cápsula

Excipientes: glicerol, gelatina, metilparabeno, propilparabeno, dióxido de titânio, corante amarelo crepúsculo, corante verde nº 3 e água purificada.


Cada cápsula de E-Tabs® 1000 UI contém:

acetato de racealfatocoferol (vitamina1 E) 1000 UI
excipiente q.s.p. 1 cápsula

Excipientes: glicerol, gelatina, metilparabeno, propilparabeno, dióxido de titânio, corante amarelo crepúsculo, corante verde nº 3 e água purificada.

Porcentagem da Ingestão Diária Recomendada (IDR) na posologia máxima recomendada:

Conteúdo IDR (%)
400 UI 1000 UI
Vitamina1 E 8.000% 10.000%

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

E-Tabs® é indicado para o tratamento e/ou prevenção das carências nutricionais de vitamina1 E; como suplemento vitamínico em dietas restritivas e inadequadas; e como auxiliar do sistema imunológico2.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

O acetato de racealfatocoferol (vitamina1 E) é uma vitamina1 que sequestra radicais livres e interrompe a cadeia de reações que lesam as células3.

A vitamina1 E participa da formação de todos os tecidos de origem mesodérmica (substância fundamental, fibras colágenas e elásticas do tecido conjuntivo4, musculatura lisa e estriada, vasos, etc.) e da manutenção de suas funções. A vitamina1 E é um antioxidante biológico, inibindo a oxidação espontânea dos compostos poli- insaturados, responsáveis pela formação de radicais livres nocivos, inibindo assim a formação de nitrosaminas cancerígenas.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

E-Tabs® é contraindicado em casos de:

  • hipersensibilidade (alergia5) à vitamina1 E;
  • hipersensibilidade a quaisquer dos componentes da fórmula;
  • hipoprotrombinemia devido à deficiência de vitamina1 K (condição patológica em que ocorre o aumento do risco de sangramento);
  • anemia ferropriva6 (anemia7 causada pela deficiência de ferro).

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

E-Tabs® deve ser utilizado com cautela em casos de anemia7 por deficiência de ferro.

E-Tabs® não deve ser usado por pessoas com alergia5 a qualquer componente da fórmula.

Gravidez8 e lactação9

A administração de E-Tabs® durante a gravidez8 e lactação9 deve ser instituída após avaliação médica. Informe a seu médico a ocorrência de gravidez8 na vigência do tratamento ou após seu término. Informar ao médico se estiver amamentando.

Interações medicamento-medicamento

Doses muito elevadas de vitamina1 E reduzem a absorção das vitaminas A e K.

O uso concomitante com antiácidos10 contendo hidróxido de alumínio diminui a absorção das vitaminas lipossolúveis (por exemplo: vitamina1 E).

O uso simultâneo com anticoagulantes11 derivados de cumarina pode levar a hipoprotrombinemia. Colestiramina ou óleo mineral podem interferir com a sua absorção.

O uso concomitante com suplementos de ferro altera a resposta hematológica em pacientes com anemia7 por deficiência de ferro.

O uso concomitante com orlistate pode inibir a absorção da vitamina1 E em até 60%, por ser uma vitamina1 lipossolúvel.

Informe a seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Manter à temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz e manter em lugar seco.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas do produto

  • E-Tabs® 400 UI: cápsula mole, oval, na cor verde escuro opaco.
  • E-Tabs® 1000 UI: cápsula mole, oblonga, na cor verde escuro opaco.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

E-Tabs® deve ser administrado por via oral durante as refeições, de preferência junto a alimentos gordurosos. Ingerir a cápsula sem mastigá-la.

Posologia

E-Tabs® 400 UI: a posologia indicada para adultos é de duas cápsulas ao dia.

E-Tabs® 1000 UI: a posologia indicada para adultos é de uma cápsula ao dia.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas12, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Tome a dose assim que se lembrar dela. Entretanto, se estiver próximo ao horário da dose seguinte, salte a dose esquecida e continue o tratamento conforme prescrito. Não utilize o dobro da dose para compensar uma dose esquecida.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Doses diárias de E-Tabs ® que atinjam até 800 UI (correspondente a 800 mg) em geral não provocam efeitos adversos.

Apenas doses superiores a 1000 UI (correspondente a 1000 mg) podem provocar distúrbios gastrintestinais passageiros (náuseas13, flatulência, diarreia14).

Até o momento, não foram observadas quaisquer alterações dos parâmetros laboratoriais decorrentes do uso de vitamina1 E.

Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor abdominal com cólicas15; visão16 turva; diarreia14; tontura17; cansaço; cefaleia18 (dor de cabeça19) e náusea20.

Reações adversas com frequência desconhecida: flatulência (gases); aumento do tamanho da mama21 em mulheres e ginecomastia22 (crescimento das mamas23 nos homens).

Informe a seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Em caso de ingestão de grande quantidade deste medicamento, suspender imediatamente o uso.

Como não existe tratamento específico, devem ser tomadas medidas sintomáticas em centros hospitalares.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas12 procure orientação médica.
 

Reg. MS nº 1.3569.0612
Farm. Resp: Dr. Adriano Pinheiro Coelho CRF/SP nº 22.883

Registrado por:
EMS Sigma Pharma Ltda.
Rodovia. Jornalista Francisco Aguirre Proença, km 08
Bairro Chácara Assay
Hortolândia/SP – CEP: 13186-901
CNPJ: 00.923.140/0001-31
Indústria Brasileira

Fabricado por:
Catalent Brasil Ltda.
Indaiatuba/SP

Comercializado por:
Nova Química Farmacêutica S/A Barueri/ SP


SAC: 0800 191222

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Sistema imunológico: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
3 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
4 Tecido conjuntivo: Tecido que sustenta e conecta outros tecidos. Consiste de CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO inseridas em uma grande quantidade de MATRIZ EXTRACELULAR.
5 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
6 Anemia Ferropriva: Anemia por deficiência de ferro. É o tipo mais comum de anemia. Há redução da quantidade total de ferro corporal até a exaustão das reservas de ferro. O fornecimento de ferro é insuficiente para atingir as necessidades de diferentes tecidos, incluindo as necessidades para a formação de hemoglobina e dos glóbulos vermelhos.
7 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
10 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
11 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
12 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
13 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
14 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
15 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
16 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
17 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
18 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
19 Cabeça:
20 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
21 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
22 Ginecomastia: Aumento anormal de uma ou ambas as glândulas mamárias no homem. Associa-se a diferentes enfermidades como cirrose, tumores testiculares, etc. Em certas ocasiões ocorrem de forma idiopática.
23 Mamas: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.

Tem alguma dúvida sobre E-Tabs?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.