Preço de ATLANSIL em Houston/SP: R$ 17,56

ATLANSIL

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda

Atualizado em 03/06/2015

Atlansil

Composição de Atlansil

Cloridrato de amiodarona.

Indicações de Atlansil

Injetável: Distúrbios do ritmo auricular com ritmo ventricular rápido fazendo suspeitar de via de condução auriculoventricular acessória, taquicardia1 do tipo Wolff-Parkinson-White, distúrbios do ritmo ventricular. Comprimidos: Alterações do ritmo auricular, juncional, ventricular, alterações do ritmo no Wolff-Parkinson-White.

- Ação farmacológica

A amiodarona reduz o consumo de oxigênio pelo miocárdio2, inibe parcialmente as reações adrenérgicas alfa e beta, aumenta a irrigação coronariana, não altera o volume-minuto, prolonga o potencial de ação da fibra miocárdica, reduz automatismo sinusal e a condução dos impulsos em níveis sinoauricular, auricular e nodal, aumentando os períodos refratários3 A amiodarona tem meia-vida prolongada e acumula-se nos tecidos muscular e adiposo, sendo necessária uma impregnação inicial com doses maiores, seguida da uma dose menor de manutenção. A molécula de amiodarona contém iodo.

Posologia de Atlansil

Comprimidos: Tratamento de ataque: 1 comprimido 3 vezes ao dia durante 8 a 10 dias. Tratamento de manutenção: 1 a 2 comprimidos diários. Pode-se adotar o esquema de "janela terapêutica4", usando o medicamento durante 5 dias com intervalo de 2 dias sem medicação. Injetável: Ataque: 5 mg/kg em 250 ml de soro5 glicosado, administrados em 20 minutos a 2 horas, repetindo 2 a 3 vezes nas 24 horas. Manutenção: 10 a 20 mg/kg/dia (média 600 a 800 mg/24 h, até 1,2 g/24 h) em 250 ml de soro5 glicosado durante alguns dias. A duração da injeção6 não deve ser inferior a 3 minutos. Não misturar outro produto na seringa7.

Cuidados Especiais de Atlansil

Contra-indicado em caso da hipersensibilidade ao iodo, bradicardia8 sinusal, bloqueio sinoauricular, bloqueio aurículoventricular; disfunção tireóidea, gravidez9 (risco tireóideo fetal), lactação10, hipotensão11 severa. Interage com outros antiarrítmicos, betabloqueadores, alguns antagonistas do cálcio, laxativos12 estimulantes drogas hipocalemiantes, anticoagulantes13 orais, digitálicos, fenitoína.

Efeitos Indesejáveis de Atlansil

Microdepósitos corneanos, fototoxicidade cutânea14, pigmentação grisácea cutânea14 (todos reversíveis); sinais15 de hiper ou hipotireoidismo16; pneumopatia intersticial17 difusa; neuropatia periférica18 (rara), elevação das transaminases; hepatopatia aguda (rara); hipotensão11 e flebite19 (forma injetável).

Superdosagem de Atlansil

Se a ingestão é recente, a indução do vômito20 e a lavagem gástrica21 podem ser úteis. A bradicardia8 pode ser controlada com agonista22 beta-adrenérgico23 ou marcapasso24 e a  hipotensão11 pode responder a agentes inotrópicos positivos e (ou) vasopressores. A amiodarona não é dialisável.

Apresentações de Atlansil

Caixas com 20 comprimidos da 200 mg; caixas com 6 ou com 50 ampolas da 150 mg (3 ml).

SANOFI WINTHROP Farmacêutica Ltda.

ATLANSIL - Laboratório

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Rua Conde Domingos Papais, 413
Suzano/SP - CEP: 08613-010
Site: http://www.sanofi-aventis.com.br
C.N.P.J. 02.685.377/0008-23 - Indústria Brasileira

Ou

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Av Brasil, 22.155- Rio de Janeiro - RJ
CNPJ 02.685.377/0019-86 - Indústria Brasileira
Atendimento ao Consumidor 0800-703-0014
www.sanofi-aventis.com.br

Ver outros medicamentos do laboratório "Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
2 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
3 Refratários: 1. Que resiste à ação física ou química. 2. Que resiste às leis ou a princípios de autoridade. 3. No sentido figurado, que não se ressente de ataques ou ações exteriores; insensível, indiferente, resistente. 4. Imune a certas doenças.
4 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
5 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
6 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
7 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
8 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
11 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
12 Laxativos: Mesmo que laxantes. Que laxa, afrouxa, dilata. Medicamentos que tratam da constipação intestinal; purgantes, purgativos, solutivos.
13 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
14 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
15 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
16 Hipotireoidismo: Distúrbio caracterizado por uma diminuição da atividade ou concentração dos hormônios tireoidianos. Manifesta-se por engrossamento da voz, aumento de peso, diminuição da atividade, depressão.
17 Intersticial: Relativo a ou situado em interstícios, que são pequenos espaços entre as partes de um todo ou entre duas coisas contíguas (por exemplo, entre moléculas, células, etc.). Na anatomia geral, diz-se de tecido de sustentação localizado nos interstícios de um órgão, especialmente de vasos sanguíneos e tecido conjuntivo.
18 Neuropatia periférica: Dano causado aos nervos que afetam os pés, as pernas e as mãos. A neuropatia causa dor, falta de sensibilidade ou formigamentos no local.
19 Flebite: Inflamação da parede interna de uma veia. Pode ser acompanhada ou não de trombose da mesma.
20 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
21 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
22 Agonista: 1. Em farmacologia, agonista refere-se às ações ou aos estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. 2. Lutador. Na Grécia antiga, pessoa que se dedicava à ginástica para fortalecer o físico ou como preparação para o serviço militar.
23 Adrenérgico: Que age sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
24 Marcapasso: Dispositivo eletrônico utilizado para proporcionar um estímulo elétrico periódico para excitar o músculo cardíaco em algumas arritmias do coração. Em geral são implantados sob a pele do tórax.
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre ATLANSIL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.