

AVIRAL 400mg
MEDLEY
Forma Farmacêutica e Apresentação de Aviral
Comprimido: cartucho com 70 unidades.
Composição de Aviral
Cada comprimido de Aviral 400 mg contém:
Aciclovir1 .................... 400,0 mg
Excipientes (lactose2, celulose microcristalina, acdisol, amido de milho, estearato de magnésio, dióxido de silício coloidal, corante amarelo crepúsculo n.º 6) ....................q.s.p.1comprimido
Informações ao Paciente de Aviral
Aviral 400mg deve ser conservado ao abrigo de luz, calor e umidade. Não deve ser guardado em banheiros ou outro lugar de elevada umidade.Não use o medicamento se o seu prazo de validade estiver vencido, fato que pode ser verificado na embalagem externa do produto. Não guarde medicamentos que não estejam sendo utilizados.
Os comprimidos devem ser ingeridos sem mastigar, antes, durante ou após as refeições com um pouco de líquido. Não tome quantidade maior ou menor que a dosagem estabelecida pelo médico. Caso esqueça de ingerir uma dose, deve tomá-la tão logo possível e retornar ao esquema habitual. Se faltar pouco tempo para a próxima dose, tome-a normalmente, sem dobrar as doses. Avise ao médico se omitir mais de uma dose em um dia. Não use Aviral por tempo maior que o prescrito.
Aviral comprimidos não deve ser usado durante a gravidez3 ou período de amamentação4. Avise seu médico se ocorrer gravidez3 antes ou durante o tratamento.
Informe seu médico sobre o uso de qualquer outro medicamento.
O tratamento com Aviral comprimidos deve ser iniciado o mais cedo possível após o aparecimento dos primeiros sinais5 de herpes. Os bons resultados do tratamento só serão alcançados, se não houver interrupção do mesmo. Consulte seu médico se não perceber melhora em poucos dias.
As pacientes com herpes vaginal são mais propensas a desenvolver câncer6 cervical, por isso devem realizar exames de Papanicolau7, pelo menos, uma vez ao ano.
Pratique boa higiene dental e consulte o dentista regularmente para realizar limpeza dos dentes, evitando a sensibilidade, sangramento e aumento do tamanho das gengivas.
Mantenha as zonas afetadas o mais limpas e secas possíveis; use roupas folgadas para evitar a irritação das lesões8. O herpes genital pode ser transmitido por contato sexual, inclusive se a parceira não apresentar sintomas9. Evite a atividade sexual caso um dos parceiros apresente sinais5 ou sintomas9. Provavelmente o uso de preservativos ajude a evitar a transmissão do herpes.
Nem Aviral comprimidos e tampouco cremes espermicidas ou diafragma10 evitam a transmissão da doença.
Pode ocorrer o aparecimento de erupções cutâneas11, náusea12, vômito13, diarréia14 e dores abdominais.
Avise seu médico sobre a ocorrência de efeitos desagradáveis durante o tratamento.
Mesmo que os sintomas9 tenham desaparecido, continuar o tratamento durante o período indicado por seu médico. Não utilizar aciclovir1 nem durante mais tempo nem durante menos tempo que o indicado pelo médico.
"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE15."
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS."
Informações Técnicas de Aviral
O aciclovir1 é convertido em um nucleotídeo (aciclovir1 monofosfato) pela timidina quinase codificada pelo vírus16 do herpes simples. A guanilato quinase celular converte o aciclovir1 monofosfato em aciclovir1 difosfato e várias enzimas celulares podem convertê-lo em trifosfato. O aciclovir1 trifosfato interfere na ação da DNA-polimerase do vírus16 e inibe a replicação do DNA viral. O trifosfato pode ser incorporado às cadeias de DNA em crescimento pela DNA-polimerase viral, ocasionando o término da cadeia de DNA. Como o aciclovir1 é captado preferentemente pelas células17 infectadas com o vírus16 do herpes simples, que o convertem seletivamente em trifosfato ativo, resulta ser muito menos tóxico para as células17 normais não infectadas.
É pouco absorvido pelo trato gastrintestinal (aproximadamente de 15 a 30%), embora as concentrações séricas sejam suficientes para obter um efeito terapêutico. A absorção não é afetada pela presença de alimentos.
Sofre metabolismo18 hepático. Cerca de 14% é eliminado na forma inalterada pela urina19.
Indicações de Aviral
Antivirótico.Tratamento de infecões agudas por herpes zoster20. Aviral 400mg também pode ser indicado na prevenção de infecções21 recorrentes ou no tratamento de varicela22.Contra-Indicações de Aviral
Aviral comprimidos é contra-indicado para pacientes23 com conhecida hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
PRECAUÇÕES
Mutagenicidade: Alguns estudos de toxicidade24 aguda em animais indicaram que o medicamento por via oral só é mutagênico quando administrado em altas concentrações (25 vezes superior às concentrações plasmáticas usuais para o homem).
Problemas médicos: A relação risco/benefício deve ser avaliada nos casos de desidratação25, disfunção hepática26 e anomalias neurológicas.
Gravidez3: Não existem estudos adequados sobre o uso do aciclovir1 durante a gravidez3. Sabe-se que é capaz de atravessar a placenta. A relação risco/benefício deve ser avaliada cuidadosamente nestes casos.
Fertilidade: Não há comprovação dos efeitos do aciclovir1 sobre a fertilidade humana. O produto não demonstrou ter efeito definitivo sobre a contagem, morfologia ou motilidade dos espermatozóides27 em seres humanos.
Lactação28: Dados limitados demonstraram que a droga passa para o leite materno, portanto o médico deve avaliar a necessidade real do uso do medicamento durante esse período.
Interações Medicamentosas de Aviral
Medicamentos que alteram a fisiologia29 renal30 poderiam potencialmente alterar a farmacocinética do aciclovir1. A probenecida aumenta a meia-vida do aciclovir1 e a área sob a curva de concentração plasmática. Entretanto, interações do aciclovir1 com outras drogas ainda não foram comprovadas.Reações Adversas de Aviral
Efeitos que podem aparecer:Cutâneos: relatou-se o aparecimento de erupções cutâneas11 em alguns pacientes que tomaram Aviral comprimidos. Com a suspensão da droga, houve o desaparecimento espontâneo das erupções.
Gatrintestinais: incluem náuseas31, vômitos32, diarréia14 e dores abdominais. Em estudos duplo-cegos, controlados com placebo33, a incidência34 de ocorrências gastrintestinais não diferiu entre os pacientes que receberam placebo33 e os que receberam aciclovir1.
Outras ocorrências: embora raramente verificadas, foram relatados aumentos discretos e transitórios na bilirrubina35 e enzimas hepáticas36, pequenos aumentos na uréia37 e creatinina38 sanguíneas, pequenos decréscimos nos índices hematológicos, cefaléia39, discretas reações neurológicas reversíveis, fadiga40, anorexia41, parestesia42, astenia43, tontura44 e mal-estar.
Posologia de Aviral
Tratamento Agudo45 do Herpes Zóster:800mg, cinco vezes ao dia, com intervalo de, no mínimo, 4 horas entre as doses. Pacientes idosos e com disfunção renal30 devem ter sua posologia diminuída para 800mg, duas vezes ao dia (intervalo de 12 horas), no caso de disfunção grave, ou 800mg, três ou quatro vezes ao dia (intervalos de 6 a 8 horas), no caso de disfunção moderada.O tratamento deve durar de 7 a 10 dias. Deve-se omitir doses noturnas.
Tratamento Crônico46 do Herpes Zóster:
400mg, duas vezes ao dia, durante 12 meses; posteriormente deve-se avaliar a continuidade do tratamento, avaliando a relação risco/benefício.
Tratamento da Varicela22:
20mg/kg (máximo 800mg), quatro vezes ao dia, durante 5 dias.
O tratamento deve ser iniciado assim que surgirem os primeiros sinais5 e sintomas9.
Conduta na Superdose de Aviral
Como não existe antídoto47 específico, o tratamento da superdose por aciclovir1 deve ser sintomático48 e de manutenção. Deve-se hidratar adequadamente o paciente para tratar a disfunção ou insuficiência renal49. A hemodiálise50 ajuda a eliminar o aciclovir1 do sangue51.AVIRAL 400mg - Laboratório
MEDLEY
Rua Macedo Costa, 55
Campinas/SP
- CEP: 13080-180
Tel: (19 )744-8324
Fax: (019) 744-8227
Site: http://www.medley.com.br/
Ver outros medicamentos do laboratório "MEDLEY"
