INDICAÇÕES ATLANSIL

Atualizado em 18/05/2016

Injetável: Distúrbios do ritmo auricular com ritmo ventricular rápido fazendo suspeitar de via de condução auriculoventricular acessória, taquicardia1 do tipo Wolff-Parkinson-White, distúrbios do ritmo ventricular. Comprimidos: Alterações do ritmo auricular, juncional, ventricular, alterações do ritmo no Wolff-Parkinson-White.

- Ação farmacológica

A amiodarona reduz o consumo de oxigênio pelo miocárdio2, inibe parcialmente as reações adrenérgicas alfa e beta, aumenta a irrigação coronariana, não altera o volume-minuto, prolonga o potencial de ação da fibra miocárdica, reduz automatismo sinusal e a condução dos impulsos em níveis sinoauricular, auricular e nodal, aumentando os períodos refratários3 A amiodarona tem meia-vida prolongada e acumula-se nos tecidos muscular e adiposo, sendo necessária uma impregnação inicial com doses maiores, seguida da uma dose menor de manutenção. A molécula de amiodarona contém iodo.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
2 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
3 Refratários: 1. Que resiste à ação física ou química. 2. Que resiste às leis ou a princípios de autoridade. 3. No sentido figurado, que não se ressente de ataques ou ações exteriores; insensível, indiferente, resistente. 4. Imune a certas doenças.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.