
POSOLOGIA ALDOMET
Geral
A metildopa é amplamente excretada pelo rim1 e os pacientes com insuficiência renal2 podem responder a doses menores. Nos pacientes mais idosos, síncope3 pode relacionar-se à maior sensibilidade e à vasculopatia aterosclerótica avançada; esse tipo de evento pode ser evitado com a administração de doses mais baixas.
A descontinuação de ALDOMET® é seguida pelo retorno da hipertensão4 (geralmente em 48 horas), que não é complicada por efeito rebote da pressão arterial5.
O tratamento com ALDOMET® pode ser iniciado na maioria dos pacientes já em tratamento com outros agentes anti-hipertensivos.
ALDOMET® também pode ser usado concomitantemente com medicamentos à base de diuréticos6 tiazídicos/poupadores de potássio ou com betabloqueadores. Muitos pacientes podem obter controle da pressão com um comprimido à base de hidroclorotiazida/amilorida e 500 mg de ALDOMET® administrados uma vez ao dia.
Quando se administra a metildopa a pacientes que tomam outros anti-hipertensivos, a dose desses agentes pode requerer ajuste, a fim de facilitar a transição de tratamento; se for necessário suspender a(s) medicação(ões) anti-hipertensiva(s) anteriores, deve-se retirá-las gradualmente (ver recomendações do fabricante no caso de descontinuação dessas medicações).
Se for acrescentada a um esquema anti-hipertensivo, a dose inicial de ALDOMET® deve ser limitada a 500 mg/dia, no máximo, e, quando necessário, aumentada a intervalos não inferiores a 2 dias.
Adultos
A posologia inicial usual de ALDOMET® é de 250 mg duas ou três vezes ao dia nas primeiras 48 horas. A seguir, a posologia diária pode ser aumentada ou diminuída, preferivelmente a intervalos não inferiores a 2 dias, até que seja obtida resposta adequada. A posologia diária máxima recomendada é de 3 g.
Quando 500 mg de ALDOMET® são associados a 50 mg de hidroclorotiazida, os dois agentes podem ser administrados juntos uma vez ao dia.
Muitos pacientes apresentam sedação7 durante dois ou três dias no início do tratamento com ALDOMET® ou quando a dose é aumentada; nesse último caso, portanto, é conveniente fazê-lo primeiramente na dose da noite.