PRECAUÇÕES CEDILANIDE

Atualizado em 18/05/2016
Durante o tratamento com digitálicos o paciente deve ser mantido sob controle, a fim de evitar efeitos secundários devidos a uma dosagem excessiva.Não se deve administrar cálcio parenteralmente a pacientes digitalizados.
Na presença de cor pulmonale crônico1, insuficiência2 coronariana, distúrbios eletrolíticos, insuficiência renal3 ou hepática4, a posologia deve ser reduzida. Isto implica em um  ajuste cuidadoso da posologia também em pacientes idosos, nos quais uma ou mais destas enfermidades podem estar presentes. Apesar de insuficiência renal3 nestes pacientes, o nível sérico de creatinina5 pode ser normal, devido à massa muscular reduzida e à baixa produção de creatinina5.
Como na insuficiência renal3 a farmacocinética  pode ser alterada, o ajuste da posologia deve ser feito através da dosagem dos níveis séricos da digoxina. Quando isto não for possível, os seguintes conselhos podem ser úteis:
De modo geral a dose deve ser reduzida para cerca da mesma porcentagem que a redução no clearance de creatinina5. Caso o clearance de creatinina5 não tenha sido determinado, pode ser estimado em homens pela determinação da  concentração de creatinina5 sérica (Scr), aplicando-se a fórmula (140 - idade)/Scr.  Para mulheres o resultado deve ser multiplicado por 0,85.
Na insuficiência renal3 grave o nível sérico de digoxina deve ser determinado a intervalos de cerca de 2 semanas, ao menos durante o período inicial de tratamento.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
2 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
3 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
4 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
5 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.

Tem alguma dvida sobre PRECAUÇÕES CEDILANIDE?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.