
INFORMAÇÕES TÉCNICAS CLORIDRATO DE TERBINAFINA
- Características:Farmacodinâmica:
Grupo farmacoterapêutico: agente antifúngico.
A terbinafina é uma alilamina com amplo espectro de atividade contra fungos patogênicos da pele1, cabelo2 e unhas3 inclusive dermatófitos4 como Trichophyton (por exemplo: T. rubrum, T. mentagrophytes, T. verrucosum, T. tonsurans e T. violaceum), Microsporum (por exemplo: M. canis), Epidermophyton floccosum e leveduras do gênero Candida (por exemplo: C. albicans) e Pityrosporum. Em concentrações baixas, a terbinafina tem ação fungicida contra fungos dermatófitos4, filamentosos e alguns fungos dimórficos. Sua atividade contra leveduras é fungicida ou fungistática, dependendo de sua espécie.
A terbinafina altera especificamente uma etapa inicial da biossíntese dos esteróis fúngicos5. Essa interferência acarreta deficiência de ergosterol e acúmulo intracelular de esqualeno, resultando em morte da célula6 fúngica7. A terbinafina age por inibição da esqualeno-epoxidase, na membrana da célula6 fúngica7. A enzima8 esqualeno-epoxidase não está vinculada ao sistema do citocromo P450. A terbinafina não interfere no metabolismo9 de hormônios ou de outros medicamentos.
Cloridrato de terbinafina creme possui um rápido início de ação e pode ser eficaz em um curto período de tratamento.
Farmacocinética:
Menos de 5% da dose é absorvida sistemicamente após aplicação tópica em seres humanos, portanto a exposição sistêmica é muito baixa.
Aproximadamente 75% da terbinafina absorvida topicamente é eliminada na urina10, na maioria como metabólitos11.