
REAÇÕES ADVERSAS CELESTONE INJETAVEL
As reações adversas de CELESTONE têm sido as mesmas relatadas para outros corticosteróides. Habitualmente essas reações podem ser revertidas ou minimizadas por uma redução da dose, conduta esta geralmente melhor do que a interrupção do tratamento com a droga. As reações adversas relatadas incluem: retenção de sódio, perda de potássio, alcalose1 hipopotassômica, retenção de líquido, insuficiência cardíaca congestiva2 em pacientes suscetíveis e hipertensão arterial3.
Alterações musculoesqueléticas: fraqueza muscular, miopatia4 esteróide, perda de massa muscular, agravamento de Miastenia5 gravis, osteoporose6, necrose7 asséptica femural e umeral, fraturas patológicas de ossos longos8 e vertebrais, ruptura tendinosa e instabilidade articular (por repetidas injeções intra-articulares).
Gastrintestinais: úlcera péptica9 (com possibilidade de perfuração e hemorragia10), pancreatite11, distensão abdominal e esofagite12.
Dermatológicas: retardo na cicatrização, atrofia13 cutânea14, petéquias15 e equimoses16, eritema17 facial, aumento da sudorese18, inibição da reatividade aos testes cutâneos, dermatite19 alérgica, urticária20 e edema angioneurótico21.
Neurológicas: convulsões, aumento de pressão intracraniana (pseudotumor cerebral) geralmente após o tratamento, vertigens22 e cefaléia23.
Endócrinas: irregularidade menstrual, síndrone de Cushing, inibição do crescimento fetal intra-uterino e infantil, diminuição da resposta adrenal e pituitária principalmente em períodos de estresse como no trauma, na cirurgia ou em enfermidade associada, intolerância aos carboidratos, manifestação de diabetes mellitus24 latente e aumento da necessidade de insulina25 e hipoglicemiantes orais26 em diabéticos.
Oftalmológicas: catarata27 subcapsular posterior, aumento da pressão intra-ocular e exoftalmia.
Metabólicas: balanço nitrogenado negativo em decorrência ao catabolismo28 protéico.
Psiquiátricas: euforia, mudança de humor, depressão, psicose29, alterações de personalidade, hiper-irritabilidade e insônia.
Outras reações adversas relatadas com o uso de CELESTONE foram: anafilaxia30 ou hipersensibilidade e reação do tipo choque31 ou hipotensão32.
Outras reações adversas associadas à corticoterapia parenteral incluem: raros instantes de amaurose, relacionada com o tratamento intralesional33 na face34 e na cabeça35; hiperpigmentação ou hipopigmentação, atrofia13 subcutânea36; abscesso37 estéril; artralgia38 (após injeção39 intra-articular) e artropatia40 de Charcot.
Interações com drogas usadas em exames laboratoriais
Os corticosteróides podem alterar o teste do nitroblue tetrazolium para infecções41 bacterianas, produzindo resultados falso-negativos.