PRECAUÇÕES ANACYCLIN

Atualizado em 19/05/2016

Antes de se iniciar a administração de contraceptivos orais, é necessário um exame ginecológico completo e excluir a existência de gravidez1. Durante o primeiro ano de uso, é conveniente proceder exames ginecológicos gerais, incluindo as mamas2, a cada 6 meses e posteriormente a cada ano.

A segurança do contraceptivo pode ser reduzida:  ·     se os comprimidos não forem amdinistrados conforme as instruções (omissão de um ou vários comprimidos)
·     se ocorrer diarréia3 e/ou vômito4 nas 4 horas após a ingestão do comprimido
Uma vêz que os contraceptivos contendo estrógeno5/progestágeno aumentam o risco de desenvolvimento de distúrbios vasculares6 e este risco torna-se maior com a idade, em mulheres acima de 35 anos recomenda-se, em intervalos regulares, um exame geral (peso, sangramento genital, órgãos pélvicos7, função cardiovascular, incluindo pressão, presença de veias8 varicosas e sinais9 de trombose10).
O fumo também aumenta o risco de aparecimento de distúrbios vasculares6. As fumantes devem ser alertadas para utilizar contraceptivos não-hormonais.
Deve-se fazer exames periódicos das taxas de lípides séricos em mulheres com história familiar de doenças coronarianas graves. Mulheres que apresentam insuficiência renal11 ou cardíaca ou epilepsia12, bem como as que apresentam enxaqueca13, devem estar sob constante observação, uma vez que a retenção de fluído pode agravar sua condição.
Alguns estudos sugerem que contraceptivos orais combinados podem aumentar o risco de desenvolvimento de câncer14 de mama15 em mulheres abaixo de 35 anos, sendo que o risco aumenta com o tempo de uso. Mulheres com história familiar de câncer14 de mama15 ou com doença benigna de mama15, como por exemplo nódulos nas mamas2 ou doença fibrocística, bem como portadoras de endometriose16, devem ser cuidadosamente monitorizadas.
Em mulheres jovens com ciclos menstruais irregulares, devem ser excluídas as causas orgânicas das irregularidades antes do início do tratamento.
Enquanto estiverem tomando contraceptivos, mulheres susceptíveis a cloasma17 não devem se expor ao sol intenso por muito tempo.
Uma vez que em casos isolados podem ocorrer adenomas hepatocelulares benignos durante o uso de contraceptivos orais, ruptura de adenoma18 com hemorragia19 intraperitoneal deve ser considerado como possível diagnóstico20 em pacientes que apresentem sintomas21 de abdomen agudo22.
Casos de depressão podem ser associados com distúrbios no metabolismo23 do triptofano; neste caso, a administração de vitamina24 B6 pode auxiliar.

Motivos para suspensão imediata de Anacyclin :
Aos primeiros sinais9 de processos tromboflebíticos ou tromboembólicos; icterícia25; aumento significativo da pressão sanguínea; distúrbios da acuidade visual26; ocorrência pela primeira vez de cefaléias27 não habituais; sinais9 de gravidez1. Evidências palpatórias ou sonográficas de endurecimento hepático (no quadrante superior direito) ou sinais9 de abdomen agudo22.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
2 Mamas: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
4 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
5 Estrógeno: Grupo hormonal produzido principalmente pelos ovários e responsáveis por numerosas ações no organismo feminino (indução da primeira fase do ciclo menstrual, desenvolvimento dos ductos mamários, distribuição corporal do tecido adiposo em um padrão feminino, etc.).
6 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
7 Pélvicos: Relativo a ou próprio de pelve. A pelve é a cavidade no extremo inferior do tronco, formada pelos dois ossos do quadril (ilíacos), sacro e cóccix; bacia. Ou também é qualquer cavidade em forma de bacia ou taça (por exemplo, a pelve renal).
8 Veias: Vasos sangüíneos que levam o sangue ao coração.
9 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
10 Trombose: Formação de trombos no interior de um vaso sanguíneo. Pode ser venosa ou arterial e produz diferentes sintomas segundo os territórios afetados. A trombose de uma artéria coronariana pode produzir um infarto do miocárdio.
11 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
12 Epilepsia: Alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Quando restritos, a crise será chamada crise epiléptica parcial; quando envolverem os dois hemisférios cerebrais, será uma crise epiléptica generalizada. O paciente pode ter distorções de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e até perder a consciência - neste caso é chamada de crise complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Existem outros tipos de crises epilépticas.
13 Enxaqueca: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
14 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
15 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
16 Endometriose: Doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. Endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação. Os locais mais comuns da endometriose são: Fundo de Saco de Douglas (atrás do útero), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto ), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga e parede da pélvis.
17 Cloasma: Manchas escuras na face. O seu surgimento está relacionado à gravidez. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam o seu surgimento. O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente após a gravidez, não exigindo, às vezes, nenhum tipo de tratamento.
18 Adenoma: Tumor do epitélio glandular de características benignas.
19 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
20 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
21 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
22 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
23 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
24 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
25 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
26 Acuidade visual: Grau de aptidão do olho para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.
27 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.