EFEITOS COLATERAIS ANDROCUR

Atualizado em 19/05/2016
No homem: ANDROCUR diminui paulatinamente a capacidade de procriação. Terminado o tratamento, a função gonadal reinstala-se no decorrer de alguns meses. Igualmente, no homem, pode às vezes ocorrer ginecomastia1, eventualmente associada à hipersensibilidade do mamilo ao tato. Estes sintomas2 geralmente desaparecem após a interrupção do tratamento.
Na mulher: Em vigência do tratamento combinado, a ovulação3 é inibida, o que ocasiona infertilidade4. Pode ocorrer tensão mamária.
Em ambos os sexos: Durante o tratamento pode apresentar-se sonolência e adinamia. Em alguns casos podem ocorrer, transitoriamente, inquietações e estados depressivos. Às vezes são observadas modificações no peso. Em tratamento com altas doses pode ocorrer redução da função adrenocortical.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Ginecomastia: Aumento anormal de uma ou ambas as glândulas mamárias no homem. Associa-se a diferentes enfermidades como cirrose, tumores testiculares, etc. Em certas ocasiões ocorrem de forma idiopática.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Ovulação: Ovocitação, oocitação ou ovulação nos seres humanos, bem como na maioria dos mamíferos, é o processo que libera o ovócito II em metáfase II do ovário. (Em outras espécies em vez desta célula é liberado o óvulo.) Nos dias anteriores à ovocitação, o folículo secundário cresce rapidamente, sob a influência do FSH e do LH. Ao mesmo tempo que há o desenvolvimento final do folículo, há um aumento abrupto de LH, fazendo com que o ovócito I no seu interior complete a meiose I, e o folículo passe ao estágio de pré-ovocitação. A meiose II também é iniciada, mas é interrompida em metáfase II aproximadamente 3 horas antes da ovocitação, caracterizando a formação do ovócito II. A elevada concentração de LH provoca a digestão das fibras colágenas em torno do folículo, e os níveis mais altos de prostaglandinas causam contrações na parede ovariana, que provocam a extrusão do ovócito II.
4 Infertilidade: Capacidade diminuída ou ausente de gerar uma prole. O termo não implica a completa inabilidade para ter filhos e não deve ser confundido com esterilidade. Os clínicos introduziram elementos físicos e temporais na definição. Infertilidade é, portanto, freqüentemente diagnosticada quando, após um ano de relações sexuais não protegidas, não ocorre a concepção.

Tem alguma dúvida sobre EFEITOS COLATERAIS ANDROCUR?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.