CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS ANESTALCON

Atualizado em 19/05/2016

ANESTALCON® Solução Oftálmica é um anestésico local de ação rápida para uso oftálmico. Com uma única gota1, o efeito anestésico tem início em cerca de 30 segundos e persiste por 15 minutos ou mais. O principal local de ação anestésica é a membrana da célula2 nervosa onde a proximetacaína interfere com o grande aumento transitório na permeabilidade3 da membrana para íons4 de sódio, o qual é normalmente produzido por uma leve despolarização da membrana. Como a ação anestésica se desenvolve progressivamente num nervo, o limiar para a estimulação elétrica aumenta gradualmente e o fator de segurança para condução diminui. Quando esta ação é suficientemente bem desenvolvida, é produzido o bloqueio de condução.Desconhece-se o exato mecanismo por onde a proximetacaína e outros anestésicos locais influenciam a permeabilidade3 da membrana celular5. Entretanto, vários estudos, indicam que anestésicos locais podem limitar a permeabilidade3 do íon6 sódio através da camada lipídica da membrana de célula2 nervosa. Esta limitação evita a alteração fundamental necessária para gerar o potencial de ação.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
2 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
3 Permeabilidade: Qualidade dos corpos que deixam passar através de seus poros outros corpos (fluidos, líquidos, gases, etc.).
4 Íons: Átomos ou grupos atômicos eletricamente carregados.
5 Membrana Celular: Membrana seletivamente permeável (contendo lipídeos e proteínas) que envolve o citoplasma em células procarióticas e eucarióticas.
6 Íon: Átomo ou grupo atômico eletricamente carregado.

Tem alguma dúvida sobre CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS ANESTALCON?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.