INFORMAÇÃO TÉCNICA COBACTIN XAROPE

Atualizado em 24/05/2016

COBACTIN é a associação de duas substâncias, estimulando o apetite em casos de inapetência1 e contribuindo para aumento do peso. A ciproeptadina, derivado da piperazina, é um anti-histamínico com propriedades antagonistas da serotonina; tem como efeito colateral2 o aumento do apetite, agindo diretamente sobre os centros da fome, estimulando-os. A cobamamida ( adenosilcobalamina ) é uma vitamina3 B12 que age como coenzima na síntese de ácidos nuclêicos, influenciando favoravelmente o metabolismo4 no sentido de estimular os processos anabólicos, levando, como conseqüência, a um aumento ponderal5.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Inapetência: Ausência de apetite, de vontade de comer; anorexia. Por extensão de sentido, é a falta de desejo ou de vontade.
2 Efeito colateral: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
3 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
4 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
5 Ponderal: Relativo a peso, equilíbrio. Exemplos: Perda ponderal = perda de peso, emagrecimento. Ganho ponderal = ganho de peso.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÃO TÉCNICA COBACTIN XAROPE?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.