INDICAÇÕES COBAVITAL

Atualizado em 24/05/2016

COBAVITAL (cobamamida + cloridrato de ciproeptadina) é indicado para:

   Estimular o apetite;

   Distúrbios pondero-estaturais da infância;

   Estado de astenia1 e anorexia2;

   Períodos de convalescença.


- RESULTADOS DE EFICÁCIA

Em estudo controlado e randomizado3 com crianças de ambos os sexos, tratadas com a associação de cobamamida e ciproeptadina, observou-se efeito favorável sobre o estado geral, o apetite, o turgor dos tecidos, a curva ponderal4 e o crescimento linear. Os efeitos positivos foram registrados desde o primeiro controle, no 10º dia de tratamento, atingindo um máximo após um mês. Mesmo após a suspensão do tratamento, o grupo tratado continuou a apresentar valores ponderais superiores ao grupo controle1.

A associação de cobamamida e ciproeptadina foi estudada em portadores de carcinoma5 broncogênico por Jamnik e cols.2 , com 85,2% dos casos sendo avançados, demonstrando que em 1/3 dos pacientes (33,3%) foi possível reverter a evolução ponderal4, produzindo ganho de peso.


1.Pennachin, DJ. Observações clínicas e terapêuticas sobre a atividade da associação de cloridrato de ciproheptadina e cobamamida, no incremento ponderal4, em crianças. Rev Bras Clín Terap, 1975; 4(5):161-6.

2.Jamnik, S, et al. Estudo de ciproeptadina e cobamamida em pacientes portadores de carcinoma5 broncogênico com perda de peso. Rev Bras Med, 2001; 58(1-2): 75-8.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Astenia: Sensação de fraqueza, sem perda real da capacidade muscular.
2 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
3 Randomizado: Ensaios clínicos comparativos randomizados são considerados o melhor delineamento experimental para avaliar questões relacionadas a tratamento e prevenção. Classicamente, são definidos como experimentos médicos projetados para determinar qual de duas ou mais intervenções é a mais eficaz mediante a alocação aleatória, isto é, randomizada, dos pacientes aos diferentes grupos de estudo. Em geral, um dos grupos é considerado controle – o que algumas vezes pode ser ausência de tratamento, placebo, ou mais frequentemente, um tratamento de eficácia reconhecida. Recursos estatísticos são disponíveis para validar conclusões e maximizar a chance de identificar o melhor tratamento. Esses modelos são chamados de estudos de superioridade, cujo objetivo é determinar se um tratamento em investigação é superior ao agente comparativo.
4 Ponderal: Relativo a peso, equilíbrio. Exemplos: Perda ponderal = perda de peso, emagrecimento. Ganho ponderal = ganho de peso.
5 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.