COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO FORXIGA

Atualizado em 24/05/2016


Dose recomendada

A dose recomendada de FORXIGA é 10 mg, uma vez ao dia, a qualquer hora do dia, independentemente das refeições.

Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Monoterapia e terapia de combinação

A dose recomendada de FORXIGA é de 10 mg uma vez ao dia como monoterapia ou como terapia de combinação com metformina1, tiazolidinedionas (pioglitazona), sulfonilureias2 ou insulina3 (com ou sem terapia antidiabética oral, terapia dupla com metformina1 e insulina3 ou terapia tripla com insulina3 incluindo metformina1 ou sulfonilureias2).

Terapia de combinação inicial

As doses iniciais recomendadas de FORXIGA e metformina1, quando usados como terapia de combinação inicial, é de FORXIGA 10 mg mais metformina1 500 mg uma vez ao dia. Pacientes com controle glicêmico inadequado neste esquema posológico devem ter a dose de metformina1 aumentada de acordo com avaliação do médico.

Pacientes com disfunção renal4

Não é indicado ajuste da dose de FORXIGA com base na função renal4.

A eficácia de FORXIGA é dependente da função renal4. FORXIGA não deve ser utilizado em pacientes com disfunção renal4 moderada ou grave (vide 4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO? e 6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?).

Pacientes com disfunção hepática5

Não é necessário ajuste da dose de FORXIGA em pacientes com disfunção hepática5 leve, moderada ou grave.

Pacientes em risco de depleção6 de volume

Para pacientes7 em risco de depleção6 de volume devido a condições concomitantes, uma dose inicial de 5 mg de FORXIGA pode ser apropriada.

Pacientes pediátricos e adolescentes

A segurança e eficácia de FORXIGA em pacientes pediátricos e adolescentes não foram estabelecidas.

Pacientes geriátricos

Não é necessário ajuste de dose de FORXIGA com base na idade do paciente.

Para segurança e eficácia desta apresentação, FORXIGA não deve ser administrado por vias não recomendadas.

A administração deve ser somente pela via oral.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metformina: Medicamento para uso oral no tratamento do diabetes tipo 2. Reduz a glicemia por reduzir a quantidade de glicose produzida pelo fígado e ajudando o corpo a responder melhor à insulina produzida pelo pâncreas. Pertence à classe das biguanidas.
2 Sulfoniluréias: Classe de medicamentos orais para tratar o diabetes tipo 2 que reduz a glicemia por ajudar o pâncreas a fabricar mais insulina e o organismo a usar melhor a insulina produzida.
3 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
6 Depleção: 1. Em patologia, significa perda de elementos fundamentais do organismo, especialmente água, sangue e eletrólitos (sobretudo sódio e potássio). 2. Em medicina, é o ato ou processo de extração de um fluido (por exxemplo, sangue) 3. Estado ou condição de esgotamento provocado por excessiva perda de sangue. 4. Na eletrônica, em um material semicondutor, medição da densidade de portadores de carga abaixo do seu nível e do nível de dopagem em uma temperatura específica.
7 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.