POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO DAUNOBLASTINA

Atualizado em 24/05/2016
TANTO A ADMINISTRACAO ISOLADA DE DAUNOBLASTINA, COMO AQUELA FEITA SEGUINDO ESQUEMAS TERAPEUTICOS EM QUE E ASSOCIADA A OUTROS MEDICAMENTOS, DEVERAO SER REALIZADAS SOB EXCLUSIVA ORIENTACAO DO MEDICO ASSISTENTE. CRIANCAS: COMECAR COM UMA DOSE INICIAL DE 1 MG/KG DE DAUNORUBICINA POR DIA, POR VIA INTRAVENOSA, DURANTE 4-5 DIAS, FAZENDO CONTAGENS DIARIAS DOS ELEMENTOS FIGURADOS DO SANGUE1 E EXAME PERIODICO DA MEDULA OSSEA2. APOS 8-10 DIAS, ESTE CICLO PODE SER REPETIDO UMA SEGUNDA E, SE NECESSARIO, UMA TERCEIRA VEZ. TRATAMENTO DE MANUTENCAO: 1-2 MG/KG I.V. UMA OU DUAS VEZES POR SEMANA. ADULTOS: SEGUIR O MESMO ESQUEMA DE DOSAGEM TOMANDO AS MESMAS PRECAUCOES. COMECAR COM UMA DOSE INICIAL DE 0,8 MG/KG E CONTINUAR COM UMA DOSE DE MANUTENCAO DE 0,8-1 MG/KG. E ACONSELHAVEL, TANTO PARA CRIANCAS COMO PARA ADULTOS, NAO ULTRAPASSAR A DOSE TOTAL DE 25 MG/KG A MENOS QUE UMA RESPOSTA PARTICULARMENTE SATISFATORIA AO MEDICAMENTO TENHA SIDO OBTIDA. DAUNOBLASTINA PODE SER ASSOCIADA COM OUTROS ANTIBIOTICOS E MEDICAMENTOS CORTISONA SEMELHANTES. DAUNOBLASTINA DEVE SER ADMINISTRADA POR VIA INTRAVENOSA E A INJECAO3 DEVERA SER FEITA CORRETAMENTE A FIM DE EVITAR DANO GRAVE LOCAL NO CASO EM QUE OCORRA EXTRAVASAMENTO DO MEDICAMENTO. E ACONSELHAVEL INTRODUZIR DAUNORUBICINA RAPIDAMENTE PELO TUBO DE BORRACHA DO EQUIPO DE INFUSAO NA CONCENTRACAO DE 2 MG/ML, OBTIDA DISSOLVENDO O CONTEUDO DE UM FRASCO-AMPOLA COM 10 ML DE SOLUCAO SALINA FISIOLOGICA4. LOGO A SEGUIR, ADMINISTRAM-SE 100-250 ML DE SOLUCAO SALINA FISIOLOGICA4 POR VIA INTRAVENOSA PELO TUBO DE BORRACHA DO EQUIPO DE INFUSAO.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
2 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
3 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
4 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.