REAÇÕES ADVERSAS DAUNOBLASTINA

Atualizado em 24/05/2016
COMPREENDEM AS QUE PRECISAM DE CUIDADOS MEDICOS, SENDO AS DE MAIOR INCIDENCIA1: FEBRE2, CALAFRIOS3, ESTOMATITES, ESOFAGITE4, LEUCOPENIA5, INFECCAO6. A LEUCOPENIA5 OCORRE EM TODOS OS PACIENTES. O NADIR DA CONTAGEM DOS LEUCOCITOS7 OCORRE DE 10 A 14 DIAS APOS UMA DOSE. A RECUPERACAO OCORRE HABITUALMENTE DENTRO DE 21 DIAS APOS UMA DOSE. AS REACOES ADVERSAS DE MENOR INCIDENCIA1 SAO: DOR LOMBAR, GASTRICA OU NAS ARTICULACOES8, RELACIONADAS COM HIPERURICEMIA E NEFROPATIA9 POR ACIDO URICO; BATIMENTOS CARDIACOS IRREGULARES OU DISPNEIA10 OU EDEMA11 DOS PES E MEMBROS INFERIORES, RELACIONADOS COM A CARDIOTOXICIDADE QUE SE EVIDENCIA SOB A FORMA DE INSUFICIENCIA CARDIACA CONGESTIVA12. DE INCIDENCIA1 RARA SAO AS REACOES ALERGICAS, TAIS COMO ERUPCOES CUTANEAS13 OU PRURIDO14. ENTRE AS REACOES ADVERSAS QUE NECESSITAM DE CUIDADOS MEDICOS SOMENTE NOS CASOS EM QUE SE TORNAM PERSISTENTES OU INCOMODAS, TEMOS A NAUSEA15 E O VOMITO16, DE MAIOR INCIDENCIA1, ESCURECIMENTO OU VERMELHIDAO DA PELE17 E DIARREIA18, DE MENOR INCIDENCIA1. AS REACOES ADVERSAS QUE NAO PRECISAM DE CUIDADO MEDICO SAO QUEDA DOS CABELOS E URINA19 AVERMELHADA. AS REACOES ADVERSAS TAIS COMO BATIMENTOS CARDIACOS IRREGULARES, DISPNEIA10 E EDEMA11 DOS PES E DOS MEMBROS INFERIORES, QUE OCORREM APOS A DESCONTINUACAO DO MEDICAMENTO, EVIDENCIAM UMA POSSIVEL CARDIOTOXICIDADE E PRECISAM DE CUIDADOS MEDICOS.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
2 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
3 Calafrios: 1. Conjunto de pequenas contrações da pele e dos músculos cutâneos ao longo do corpo, muitas vezes com tremores fortes e palidez, que acompanham uma sensação de frio provocada por baixa temperatura, má condição orgânica ou ainda por medo, horror, nojo, etc. 2. Sensação de frio e tremores fortes, às vezes com bater de dentes, que precedem ou acompanham acessos de febre.
4 Esofagite: Inflamação da mucosa esofágica. Pode ser produzida pelo refluxo do conteúdo ácido estomacal (esofagite de refluxo), por ingestão acidental ou intencional de uma substância tóxica (esofagite cáustica), etc.
5 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
6 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Leucócitos: Leucócitos ou glóbulos brancos são células produzidas na medula óssea, especializadas na defesa do organismo, auxiliando no combate a vírus, bactérias e outros agentes invasores que penetram o organismo.
8 Articulações:
9 Nefropatia: Lesão ou doença do rim.
10 Dispnéia: Falta de ar ou dificuldade para respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente está associada a alguma doença cardíaca ou pulmonar.
11 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
12 Insuficiência Cardíaca Congestiva: É uma incapacidade do coração para efetuar as suas funções de forma adequada como conseqüência de enfermidades do próprio coração ou de outros órgãos. O músculo cardíaco vai diminuindo sua força para bombear o sangue para todo o organismo.
13 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
14 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
15 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
16 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
17 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
18 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
19 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.