PRECAUÇÕES DOLANTINA

Atualizado em 24/05/2016

Embora até o momento não tenham sido observados efeitos teratogênicos1 atribuíveis ao uso de DOLANTINA, esta somente deve ser utilizada durante a gravidez2 sob rigorosa supervisão médica, uma vez que ultrapassa a barreira placentária atingindo o feto3 podendo levar à depressão respiratória do recém-nascido.

DOLANTINA passa para o leite materno, portanto, seu uso em nutrizes4 deve ser evitado.

DOLANTINA injetável não deve ser utilizada em crianças.

DOLANTINA deve ser utilizada com precaução em pacientes onde a depressão respiratória deve ser evitada tais como alterações do centro respiratório5, aumento da pressão intracraniana, alteração da consciência, dependência de drogas e álcool, hipotensão6 devido à hipovolemia7.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Teratogênicos: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
4 Nutrizes: Mulheres que amamentam; amas de leite; que alimentam.
5 Centro Respiratório:
6 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
7 Hipovolemia: Diminuição do volume de sangue secundário a hemorragias, desidratação ou seqüestro de sangue para um terceiro espaço (p. ex. peritônio).

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.