PRECAUÇÕES FLOGAN

Atualizado em 24/05/2016

Em tratamentos prolongados deve-se controlar periodicamente o hemograma e as funções renal1 e hepática2.Como as prostaglandinas3 têm grande importância na manutenção do fluxo sanguíneo renal1, o produto deve ser empregado com cautela em nefropatas, cardiopatas, pacientes em uso de diuréticos4 e após grandes cirurgias. É igualmente recomendável cautela ao prescrevê-lo a idosos, em especial, àqueles que tenham função renal1 prejudicada e em uso de diuréticos4 e beta-bloqueadores.
Os pacientes que apresentarem tonturas5 ou outros distúrbios do sistema nervoso central6 devem abster-se de dirigir veículos ou operar máquinas.

Em pacientes grávidas, FLOGAN® (Comprimido, Supositório e Gotas) só deve ser prescrito em casos de extrema necessidade. Essa recomendação é especialmente aplicável nos três últimos meses de gravidez7, pela possibilidade de ocorrerem alterações na motilidade uterina e/ou fechamento prematuro do canal arterial8.
Por não existirem dados que comprovem a segurança do emprego do diclofenaco injetável durante a gravidez7, não é recomendável o uso de FLOGAN® lnjetável nesta condição.
É pequena a quantidade de diclofenaco eliminada no leite materno, podendo, no entanto, ocasionar efeitos indesejáveis sobre o lactente9.
Conseqüentemente, é aconselhável que mulheres que estejam amamentando abstenham-se de usar FLOGAN®, qualquer que seja sua forma de apresentação.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
2 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
3 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
4 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
5 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
6 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Canal Arterial: Vaso sangüíneo fetal que conecta a artéria pulmonar à aorta descendente.
9 Lactente: Que ou aquele que mama, bebê. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).

Tem alguma dvida sobre PRECAUÇÕES FLOGAN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta ser enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dvidas j respondidas.