PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS FURACIN

Atualizado em 24/05/2016

O uso de FURACIN* ocasionalmente permite o supercrescimento de organismos não-sensíveis inclusive fungos e pseudômonas. Caso isto ocorra, ou se irritação, hipersensibilidade ou super infecção1 se desenvolver, o tratamento com o produto deverá ser descontinuado, e terapia apropriada deverá ser instituída.

Tem-se relatado absorção excessiva de polietilenoglicol, resultando em disfunção renal2 progressiva.

Além disso, deve-se ter cautela no tratamento de paciente com função renal2 comprometida, conhecida ou suspeita, que requeira grande quantidade de medicamento a ser aplicado em extensas áreas do corpo. FURACIN* não deve ser aplicado em áreas adjacentes a extensos leitos vasculares3.

A nitrofurazona pode produzir tumores mamários quando administrada por via oral em altas doses a ratas Sprague-Dawley. A relevância deste achado no uso tópico4 em humanos é desconhecida.

USO DURANTE A GRAVIDEZ5 E A LACTAÇÃO6

Não existem estudos adequados e controlados em mulheres grávidas tratadas com FURACIN*. Portanto, FURACIN* deve ser usado durante a gravidez5 somente se o benefício justificar o risco potencial para o feto7.

Não está estabelecido se a droga é excretada no leite materno. Como várias drogas são excretadas no leite materno, deve-se decidir sobre a interrupção do aleitamento ou da droga, tendo em vista a importância desta última para a mãe.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
3 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
4 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
7 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.