
PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS FURACIN
O uso de FURACIN* ocasionalmente permite o supercrescimento de organismos não-sensíveis inclusive fungos e pseudômonas. Caso isto ocorra, ou se irritação, hipersensibilidade ou super infecção1 se desenvolver, o tratamento com o produto deverá ser descontinuado, e terapia apropriada deverá ser instituída.
Tem-se relatado absorção excessiva de polietilenoglicol, resultando em disfunção renal2 progressiva.
Além disso, deve-se ter cautela no tratamento de paciente com função renal2 comprometida, conhecida ou suspeita, que requeira grande quantidade de medicamento a ser aplicado em extensas áreas do corpo. FURACIN* não deve ser aplicado em áreas adjacentes a extensos leitos vasculares3.
A nitrofurazona pode produzir tumores mamários quando administrada por via oral em altas doses a ratas Sprague-Dawley. A relevância deste achado no uso tópico4 em humanos é desconhecida.
USO DURANTE A GRAVIDEZ5 E A LACTAÇÃO6
Não existem estudos adequados e controlados em mulheres grávidas tratadas com FURACIN*. Portanto, FURACIN* deve ser usado durante a gravidez5 somente se o benefício justificar o risco potencial para o feto7.
Não está estabelecido se a droga é excretada no leite materno. Como várias drogas são excretadas no leite materno, deve-se decidir sobre a interrupção do aleitamento ou da droga, tendo em vista a importância desta última para a mãe.