REAÇÕES ADVERSAS MANSIL

Atualizado em 24/05/2016

Mansil® (oxamniquina) geralmente é bem tolerado. A tolerabilidade é melhor quando as doses são administradas após a alimentação.

Reações transitórias de tontura1 e sonolência, delírio2 e alucinações3 foram relatadas. Outros efeitos observados em menor grau de intensidade foram: dor de cabeça4, náusea5, vômito6, dor abdominal, falta de apetite e urticária7. Em raros casos convulsões epileptiformes foram observadas (vide o item "Advertências").

Elevações leves e transitórias nos testes laboratoriais têm sido observadas após o tratamento com a oxamniquina. Entretanto esses dados não foram considerados como droga-relacionados e não constituiram significância clínica. As alterações laboratoriais incluiram raros casos de elevações de grau leve a moderado das enzimas hepáticas8 mas sem evidência de hepatotoxicidade9 mesmo em pacientes com envolvimento hepatoesplênico severo.

Entretanto houve evidência de anormalidades hepáticas10 em animais, sendo as fêmeas de rato especialmente sensíveis a doses relativamente baixas.

                         

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
2 Delírio: Delirio é uma crença sem evidência, acompanhada de uma excepcional convicção irrefutável pelo argumento lógico. Ele se dá com plena lucidez de consciência e não há fatores orgânicos.
3 Alucinações: Perturbações mentais que se caracterizam pelo aparecimento de sensações (visuais, auditivas, etc.) atribuídas a causas objetivas que, na realidade, inexistem; sensações sem objeto. Impressões ou noções falsas, sem fundamento na realidade; devaneios, delírios, enganos, ilusões.
4 Cabeça:
5 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
6 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
7 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
8 Enzimas hepáticas: São duas categorias principais de enzimas hepáticas. A primeira inclui as enzimas transaminasas alaninoaminotransferase (ALT ou TGP) e a aspartato aminotransferase (AST ou TOG). Estas são enzimas indicadoras do dano às células hepáticas. A segunda categoria inclui certas enzimas hepáticas como a fosfatase alcalina (FA) e a gamaglutamiltranspeptidase (GGT) as quais indicam obstrução do sistema biliar, quer seja no fígado ou nos canais maiores da bile que se encontram fora deste órgão.
9 Hepatotoxicidade: É um dano no fígado causado por substâncias químicas chamadas hepatotoxinas.
10 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.

Tem alguma dúvida sobre REAÇÕES ADVERSAS MANSIL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.