
CARACTERÍSTICAS METILERGOMETRINA
A Metilergometrina, um derivado semi-sintético do alcalóide natural ergometrina, é um potente e específico agente uterotônico. A Metilergometrina produz vasoconstrição1 arterial por estimular os receptores alfa-adrenérgicos2 e serotonínicos, inibindo fatores de liberação do relaxamento endotelial. Comparada com os demais alcalóides ergotamínicos, seu efeito sobre os vasos periféricos é fraco e raramente aumenta a pressão arterial3.A absorção da Metilergometrina após administração oral e intramuscular é rápida, sendo que a concentração plasmática máxima é atingida após 30 minutos. No puerpério4 a absorção gastrointestinal é mais lenta, e a concentração plasmática máxima é obtida após 3 horas. Após administração oral, a biodisponibilidade é de aproximadamente 60%. O volume de distribuição é baixo (0,5 litro/kg). A eliminação do medicamento é feita em duas fases, sendo que a meia-vida mais longa é de 0,5 a 2 horas. O clearance total está entre 120 a 240 ml/min. Somente cerca de 3% de uma dose oral é eliminada na urina5 na forma original, o que indica um extenso metabolismo6. O medicamento é eliminado principalmente com a bile7 nas fezes.
O início da ação da Metilergometrina ocorre 30 a 60 segundos após injeção8 endovenosa, 2 a 5 minutos após injeção intramuscular9 e 5 a 10 minutos após administração oral, mantendo-se por 4 a 6 horas.
- INDICAÇÕES:
Controle ativo do terceiro estágio do trabalho de parto (com a finalidade de promover a separação da placenta e reduzir a perda de sangue10).
No tratamento da atonia / hemorragia11 uterina que ocorre: durante e após o terceiro estágio do trabalho de parto; associada com operação cesariana e no pós-aborto.
No tratamento da subinvolução do útero12, da loquiometria e da hemorragia11 puerperal.