POSOLOGIA E MODO DE USAR MONURIL

Atualizado em 24/05/2016


Um envelope dissolvido em 1/2 copo d’água potável (50 a 75 mL), preferivelmente antes de deitar, após ter esvaziado a bexiga1.

Os sintomas2 clínicos geralmente desaparecem após 2 ou 3 dias.

Nas infecções3 agudas das vias urinárias baixas (cistites, uretrites não gonocócicas) provocadas por germes sensíveis ao MONURIL, uma dose única equivalente a 3 g de fosfomicina é suficiente para induzir a cura, A eventual persistência temporária de alguns sintomas2 locais após o tratamento não significa necessariamente insucesso terapêutico, sendo geralmente atribuível à flogose pregressa.

Nos casos clinicamente mais complicados ou nas infecções3 provocadas por germes sensíveis às mais altas concentrações de antibiótico (Pseudomonas, Enterobacter, Proteus indol+), podem ser necessárias duas doses de MONURIL a serem administradas com intervalo de 24 horas.

Na profilaxia das infecções3 urinárias e após intervenções cirúrgicas e manobras instrumentais, o tratamento de escolha é de duas doses de MONURIL. A primeira dose deve ser administrada cerca de 3 horas antes da intervenção e a segunda dose 24 horas depois.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Bexiga: Órgão cavitário, situado na cavidade pélvica, no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma víscera oca caracterizada por sua distensibilidade. Tem a forma de pêra quando está vazia e a forma de bola quando está cheia.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.