INFORMAÇÃO AO PACIENTE OTOSYNALAR

Atualizado em 24/05/2016

OTOSYLANAR é uma associação medicamentosa para tratamento tópico1 das afecções2 do ouvido externo3 (conduto auditivo externo).

Os medicamentos devem ser sempre conservados em local fresco e seco, em condições de higiene mantendo seus rótulos de maneira sempre visível e legível, para fácil identificação no momento de usar. Manter o frasco sempre fechado para evitar contaminação.

O prazo de validade do produto consta da embalagem externa.

Evitar o uso de medicamentos com prazo de validade esgotado.

O medicamento deve ser empregado sob prescrição médica e de acordo com o modo de usar e posologia constante desta bula.

Informar ao médico sobre possíveis ocorrências de fenômenos indesejáveis.

"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS"

O medicamento está contra-indicado nos casos de hipersensibilidade aos componentes da formulação; nas perfurações do tímpano4 e também no herpes simples, vacina5 e varicela6.

Não é recomendado o uso do produto no primeiro trimestre da gravidez7 e no segundo trimestre deve-se avaliar os benefícios frente aos riscos que podem advir ao feto8.

O uso em crianças deve-se limitar a curto espaço de tempo e usando a menor quantidade possível do produto, condizente com o  tratamento eficaz.

Este medicamento não se destina a uso oftálmico.

" NÃO USE REMÉDIO SEM CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE9".

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
3 Ouvido externo: Atualmente denominado orelha externa, consiste em duas porções: o pavilhão auditivo e o meato acústico externo, canal fechado em sua parte medial pela membrana timpânica, o que faz o limite da orelha média.
4 Tímpano: Espaço e estruturas internas à MEMBRANA TIMPÂNICA e externas à orelha interna (LABIRINTO). Entre os componentes principais estão os OSSÍCULOS DA AUDIÇÃO e a TUBA AUDITIVA, que conecta a cavidade da orelha média (cavidade timpânica) à parte superior da garganta.
5 Vacina: Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
6 Varicela: Doença viral freqüente na infância e caracterizada pela presença de febre e comprometimento do estado geral juntamente com a aparição característica de lesões que têm vários estágios. Primeiro são pequenas manchas avermelhadas, a seguir formam-se pequenas bolhas que finalmente rompem-se deixando uma crosta. É contagiosa, mas normalmente não traz maiores conseqüências à criança. As bolhas e suas crostas, se não sofrerem infecção secundária, não deixam cicatriz.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
9 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.