ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES OTOSYNALAR

Atualizado em 24/05/2016

O uso prolongado de corticosteróides tópicos pode produzir atrofia1 da pele2 e tecidos subcutâneos. Os glicorticóides podem mascarar alguns sinais3 de infecção4 e novas infecções5 podem aparecer durante o seu uso.

OTOSYNALAR não é recomendado no primeiro trimestre da gravidez6. Se for usado no segundo trimestre deve-se avaliar os benefícios esperados frente os perigos potenciais ao feto7.

O uso prolongado pode resultar em supercrescimento de bactérias e fungos não-susceptíveis.

Uma vez que não se tem observado atividade sistêmica com as doses terapêuticas de OTOSYLANAR, deve-se tomar cuidado ao transferir paciente sob corticoterapia sistêmica para OTOSYNALAR se houver uma suspeita de função adrenal prejudicada. A administração de corticosteróides tópicos a criança deve-se restringir a um curto período de tempo e à menor quantidade possível do produto, compatível com um regime terapêutico eficaz.

Podem ocorrer reações cruzadas alérgicas as quais poderão impedir o uso futuro de Kanamicina, paranomicina e estreptomicina.

Esta preparação não se destina a uso oftálmico.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Atrofia: 1. Em biologia, é a falta de desenvolvimento de corpo, órgão, tecido ou membro. 2. Em patologia, é a diminuição de peso e volume de órgão, tecido ou membro por nutrição insuficiente das células ou imobilização. 3. No sentido figurado, é uma debilitação ou perda de alguma faculdade mental ou de um dos sentidos, por exemplo, da memória em idosos.
2 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
3 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
4 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
5 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.