POSOLOGIA CETOTERON

Atualizado em 24/05/2016

Homem
_ Redução do impulso em desvios sexuais
Os comprimidos devem ser ingeridos, com pequena quantidade de líquido, após as refeições. Salvo
prescrição médica em contrário, o tratamento geralmente é iniciado com 1 comprimido 2 vezes ao dia.
Se necessário, pode-se aumentar a dose para 2 comprimidos 2 vezes ao dia, ou mesmo 2 comprimidos 3 vezes ao dia, por curto período de tempo. Uma vez obtida melhora clínica satisfatória, deve-se tentar manter o efeito terapêutico com a menor dose possível. Com bastante freqüência, 1/2 comprimido 2 vezes ao dia é suficiente. Ao estabelecer a dose de manutenção, ou quando for necessário interromper o tratamento, não se deve reduzir a dose abruptamente, mas de maneira gradual, reduzindo a dose diária em 1, ou melhor, 1/2 comprimido, com intervalos de várias semanas entre cada redução.
Para estabilizar o efeito terapêutico é necessário utilizar CETOTERON® por um período de tempo
prolongado, se possível com uso simultâneo de medidas psicoterápicas.
_ Tratamento antiandrogênico em carcinoma1 de próstata2 inoperável.
•  Para eliminar o efeito de androgênios adrenocorticais após orquiectomia3:
2 comprimidos 1 a 2 vezes ao dia (100 - 200 mg)
•  Sem orquiectomia3:
2 comprimidos 2 a 3 vezes ao dia (200 - 300 mg)
Os comprimidos devem ser ingeridos com pequena quantidade de líquido, após as refeições. Salvo
prescrição médica em contrário, o tratamento não deve ser alterado ou interrompido após melhora ou remissões terem ocorrido.
•  Para reduzir o aumento inicial de hormônios sexuais masculinos em tratamento com agonistas de LH-RH:
Inicialmente, 2 comprimidos de CETOTERON® 2 vezes ao dia (200 mg) isoladamente por 5-7 dias, seguidos por 2 comprimidos de CETOTERON® 2 vezes ao dia (200 mg) por 3-4 semanas juntamente com o agonista4 de LH-RH na dose recomendada pelo fabricante.
•  Para eliminar o efeito de androgênios adrenocorticais no tratamento com agonistas de LH-RH:
Continuação da terapia antiandrogênica com 2 comprimidos de CETOTERON® 1 a 2 vezes ao dia (100 - 200 mg).
Mulher
_ Sinais5 graves de androgenização, por exemplo hirsutismo6 grave patológico, queda pronunciada de cabelo7 androgênio-dependente, resultando até em calvície8 (alopécia androgênica9 grave), freqüentemente ocorrendo simultaneamente a formas graves de acne10 e/ou seborréia11.
•  Em mulheres em idade reprodutiva, o tratamento deve ser iniciado no 1º dia do ciclo (1º dia do ciclo = 1º
dia de sangramento). Apenas as pacientes que apresentarem amenorréia12 podem iniciar o tratamento
prescrito imediatamente. Neste caso, o 1º dia de tratamento deve ser considerado como se fosse o 1º
dia do ciclo e as recomendações abaixo descritas devem ser observadas.
Salvo prescrição médica em contrário, a paciente deve ingerir 2 comprimidos de CETOTERON®
diariamente com pequena quantidade de líquido, após uma refeição, do 1º ao 10º dia do ciclo (10 dias).
Adicionalmente, deve usar um preparado contendo associação progestogênio-estrogênio, por exemplo
do 1º ao 21º dia do ciclo 1 comprimido de etinilestradiol + acetato de ciproterona, diariamente, para
promover a necessária proteção contraceptiva e estabilizar o ciclo.
As pacientes que recebem a terapia combinada13 cíclica devem escolher um determinado horário do dia para a ingestão do comprimido. Se houver esquecimento de tomada de um comprimido por período superior a 12 horas a este horário, a proteção contraceptiva nesse ciclo pode ficar reduzida.
O uso de CETOTERON® e etinilestradiol + acetato de ciproterona, entretanto, deve continuar de acordo com as instruções, ignorando o comprimido ou comprimidos esquecidos, com a finalidade de evitar sangramento prematuro neste ciclo. Porém, deve-se utilizar, adicionalmente, método contraceptivo nãohormonal,
(com exceção dos métodos de ritmo e da temperatura), no restante deste ciclo.
Após 21 dias de tratamento, deve-se intercalar pausa de 7 dias, durante a qual deve ocorrer sangramento semelhante à menstruação14. Após a pausa reinicia-se o mesmo esquema de tratamento combinado, isto é, no mesmo dia da semana e mantendo as mesmas orientações, tenha ou não cessado o sangramento.
Se não houver ocorrido sangramento durante o intervalo de pausa, o médico deve ser
consultado.
Uma vez obtida a melhora clínica, o médico pode reduzir a dose diária de CETOTERON®, durante os 10 dias iniciais do tratamento combinado com etinilestradiol + acetato de ciproterona, para 1 ou 1/2 comprimido; às vezes, o uso isolado de etinilestradiol + acetato de ciproterona pode ser suficiente.
Com relação à terapia cíclica combinada, deve-se dar atenção às precauções contidas na bula do
produto etinilestradiol + acetato de ciproterona, usado em combinação com CETOTERON®.
•  Em pacientes pós-menopausadas ou histerectomizadas, CETOTERON®, pode ser administrado
isoladamente. De acordo com a gravidade das queixas, a dose média deve ser de 1/2 a 1 comprimido de CETOTERON® 1 vez ao dia, segundo o esquema "21 dias de tratamento, 7 dias de pausa".
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
2 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
3 Orquiectomia: Remoção cirúrgica do testículo.
4 Agonista: 1. Em farmacologia, agonista refere-se às ações ou aos estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento (ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular. Sendo uma droga receptiva. 2. Lutador. Na Grécia antiga, pessoa que se dedicava à ginástica para fortalecer o físico ou como preparação para o serviço militar.
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
6 Hirsutismo: Presença de pêlos terminais (mais grossos e escuros) na mulher, em áreas anatômicas características de distribuição masculina, como acima dos lábios, no mento, em torno dos mamilos e ao longo da linha alba no abdome inferior. Pode manifestar-se como queixa isolada ou como parte de um quadro clínico mais amplo, acompanhado de outros sinais de hiperandrogenismo (acne, seborréia, alopécia), virilização (hipertrofia do clitóris, aumento da massa muscular, modificação do tom de voz), distúrbios menstruais e/ou infertilidade.
7 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
8 Calvície: Também chamada de alopécia androgenética é uma manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos, sendo que a herança genética pode vir do lado paterno ou materno. É resultado da estimulação dos folículos pilosos por hormônios masculinos que começam a ser produzidos na adolescência (testosterona). Ao atingir o couro cabeludo de pacientes com tendência genética para a calvície, a testosterona sofre a ação de uma enzima, a 5-alfa-redutase, e é transformada em diidrotestosterona (DHT). É a DHT que vai agir sobre os folículos pilosos promovendo a sua diminuição progressiva. O resultado final deste processo de diminuição e afinamento dos fios de cabelo é a calvície.
9 Alopécia androgênica: Também chamada de calvície masculina é uma manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos, sendo que a herança genética pode vir do lado paterno ou materno. É resultado da estimulação dos folículos pilosos por hormônios masculinos que começam a ser produzidos na adolescência (testosterona). Ao atingir o couro cabeludo de pacientes com tendência genética para a calvície, a testosterona sofre a ação de uma enzima, a 5-alfa-redutase, e é transformada em diidrotestosterona (DHT). É a DHT que vai agir sobre os folículos pilosos promovendo a sua diminuição progressiva. O resultado final deste processo de diminuição e afinamento dos fios de cabelo é a calvície.
10 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
11 Seborréia: Também conhecida como dermatite seborreica, caspa ou eczema, é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas ou a presença de um fungo, o Pityrosporum ovale. Manifesta-se sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam principalmente no couro cabeludo, sobrancelhas, barba, perto do nariz, atrás e dentro das orelhas, no peito, nas costas e nas dobras de pele (axilas, virilhas e debaixo dos seios). Nos bebês, é conhecida como crosta láctea, uma placa gordurosa que adere ao couro cabeludo, mas que pode também aparecer na região das fraldas. Não é contagiosa.
12 Amenorréia: É a ausência de menstruação pelo período equivalente a 3 ciclos menstruais ou 6 meses (o que ocorrer primeiro). Para períodos inferiores, utiliza-se o termo atraso menstrual.
13 Terapia combinada: Uso de medicações diferentes ao mesmo tempo (agentes hipoglicemiantes orais ou um agente hipoglicemiante oral e insulina, por exemplo) para administrar os níveis de glicose sangüínea em pessoas com diabetes tipo 2.
14 Menstruação: Sangramento cíclico através da vagina, que é produzido após um ciclo ovulatório normal e que corresponde à perda da camada mais superficial do endométrio uterino.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.