
CONTRA-INDICAÇÕES QUADRIDERM
QUADRIDERM creme ou pomada é contra-indicado para pacientes1 com históricos de reações de hipersensibilidade a qualquer um de seus componentes. É também contra-indicado nos casos de lesões2 tuberculosas da pele3, herpes simples agudo4, vacínia e varicela5.
- PRECAUÇÕES E ADVERTÊNCIAS
Qualquer um dos efeitos adversos relatados ao uso sistêmico6 de corticosteróides, incluindo supressão adrenal, pode também ocorrer com o uso de corticosteróides tópicos, principalmente em crianças e recém-nascidos.
A absorção de QUADRIDERM creme ou pomada será maior se superfícies extensas do corpo forem tratadas ou se a técnica oclusiva for empregada. Precauções adequadas deverão ser tomadas antecipadamente nessas condições ou quando se fizer uso prolongado do produto, particularmente em crianças de baixa idade.
O uso prolongado de antibióticos tópicos pode, ocasionalmente, resultar em crescimento de organismos não suscetíveis. Se isto ocorrer, ou se irritação, sensibilização ou superinfecção7 se fizerem presentes, o tratamento com QUADRIDERM creme ou pomada deverá ser descontinuado e terapia apropriada deverá ser instituída.
A obsorção sistêmica do clioquinol pode interferir com testes de dunção tireoidiana.
O teste de cloreto férrico para fenilcetonúria8 pode revelar resultado falsamente positivo se o clioquinol estiver presente na urina9.
Manchas leves nas roupas podem ocorrer devido ao clioquinol.
QUADRIDERM* creme ou pomada não é apropriado para uso oftálmico.
Uso Durante a Gravidez10 e Lactação11
Como a segurança do uso de QUADRIDERM* creme ou pomada em mulheres grávidas ainda não foi estabelecida, o produto deverá ser usado durante a gravidez10 apenas se os benefícios potenciais justificarem os riscos potenciais para o feto12.
Considerando que é desconhecido se a administração tópica de corticosteróides pode resultar em absorção suficiente para produzir quantidades detectáveis no leite materno, deve-se decidir entre a interrupção da amamentação13 ou a descontinuação de QUADRIDERM*, levando-se em consideração a importância do medicamento para a mãe.
Uso Pediátrico
Os pacientes pediátricos podem apresentar maior suscetibilidade do que os adultos à supressão da função hipófise14-supra-renal15, induzida pelos corticosteróides tópicos, em função da maior absorção devida à grande proporção da área de superfície da pele3/peso corporal. Foram relatados supressão do eixo hipotálamo16-hipófise14-supra-renal15, síndrome de Cushing17, retardo do crescimento, demora no ganho de peso e hipertensão18 intracraniana em crianças recebendo corticosteróides tópicos. As manifestações da supressão adrenal em crianças incluem baixos níveis de cortisol plasmático e ausência de resposta à estimulação com ACTH.
As manifestações de hipertensão18 intracraniana incluem fontanela19 tensa, cefaléia20 e papiledema bilateral.