INFORMAÇÕES AO PACIENTE QUINOFLOX

Atualizado em 24/05/2016

    O Quinoflox® é um antibiótico de amplo espectro usado no tratamento de infecções1 complicadas e não-complicadas como infecções1 do trato respiratório, ouvido médio2, olhos3, rins4 e/ou trato urinário5 eferente, órgãos genitais, cavidade abdominal6, pele7 e tecidos moles, ossos e articulações8, sepse9.
Mantenha Quinoflox® protegido da luz e da umidade. A solução injetável e a infusão endovenosa devem ser mantidas em temperatura ambiente (15 a 300C) e os comprimidos devem ser protegidos do calor excessivo (temperatura acima de 400C).
Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação. Não utilize medicamentos com a validade vencida.
lInforme seu médico a ocorrência de  gravidez10 na vigência do tratamento, ou após o seu término. Informe ao médico se está  amamentando. Como não há dados sobre seu uso durante a gravidez10 recomenda-se  que o produto não seja usado durante a gravidez10 e aconselha-se que as mães não amamentem enquanto fizerem uso do mesmo.
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. A doença e/ou seus sintomas11 poderão retornar.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como: vômito12, náusea13, diarréia14, dores abdominais, tontura15, cefaléia16, cansaço, febre17, edema18 facial, hipotensão19, taquicardia20, dores articulares (vide Informações Técnicas).
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
A presença de alimentos no estômago21 pode atrasar a absorção do ciprofloxacino oral, portanto deve ser ingerido de preferência 2 horas antes das refeições ou de estômago21 vazio.
Contra-indicações: O produto não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula ou a derivados quinolônicos. Quinoflox® não é indicado para mulheres grávidas ou em fase de amamentação22 ou em crianças e adolescentes em fase de crescimento.
Precauções : Deve ser usado com cautela em casos de pacientes  epilépticos ou com distúrbios no sistema nervoso central23.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
Durante o tratamento, o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.
Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a saúde24.

- INFORMAÇÕES TÉCNICAS

- Características:

Quinoflox® é um derivado quinolônico cujo mecanismo de ação antibacteriano é fundamentalmente diferente das outras drogas antiinfecciosas, tais como: os antibióticos beta-lactâmicos, aminoglicosídeos e macrolídeos e também das sulfonamidas e trimetoprima. Os patógenos que tendem a desenvolver resistência aos grupos de substâncias ativas mais importantes mencionadas acima, permanecem sensíveis ao ciprofloxacino.
O ciprofloxacino atua principalmente através do bloqueio da função da DNA-girase. É isto que dá à molécula de DNA a sua rotação axial negativa, que resulta num certo arranjo especial sem o qual a informação do DNA importante para a replicação, transcrição, recombinação e mecanismos de reparo do DNA não poderia ser reconhecida pelas enzimas. O distúrbio desta função num loco decisivo com o bloqueio de etapas no processo de síntese resulta num efeito bactericida sobre os microrganismos em proliferação. Foi demonstrado que o ciprofloxacino tem um mecanismo de ação bactericida ampliado, além de sua atividade inibidora do DNA-girase.
Devido às suas propriedades farmacocinéticas favoráveis, o ciprofloxacino é distribuído nos fluídos corporais e nos tecidos orgânicos, onde os bioensaios revelam concentrações de substâncias ativas algumas vezes excedem claramente os picos de concentração sangüínea. Isto explica a alta eficácia do ciprofloxacino no tratamento de infecções1 sistêmicas.
O ciprofloxacino não apresenta resistência paralela com drogas antiinfecciosas e não apresenta transferência de resistência ligada a plasmídeos.
A biodisponibilidade das formas orais é de 70 a 80%. Concentrações séricas máximas são alcançadas 60 a 90 minutos após a administração oral.
Deve ser administrado somente 2 vezes ao dia: pela manhã e à noite.
Após administração oral de ciprofloxacino marcado com C14, 94% da dose foram recuperados em 5 dias, 55% na urina25 e 39% nas fezes.
Após administração endovenosa, 75% da dose administrada são eliminados pela urina25 e 14% pelas fezes, sendo mais de 90% eliminados nas primeiras 24 horas.

     

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Ouvido médio: Atualmente denominado orelha média, é constituído pela membrana timpânica, cavidade timpânica, células mastoides, antro mastoide e tuba auditiva. Separa-se da orelha externa através da membrana timpânica e se comunica com a orelha interna através das janelas oval e redonda.
3 Olhos:
4 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
5 Trato Urinário:
6 Cavidade Abdominal: Região do abdome que se estende do DIAFRAGMA torácico até o plano da abertura superior da pelve (passagem pélvica). A cavidade abdominal contém o PERiTÔNIO e as VÍSCERAS abdominais, assim como, o espaço extraperitoneal que inclui o ESPAÇO RETROPERITONEAL.
7 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
8 Articulações:
9 Sepse: Infecção produzida por um germe capaz de provocar uma resposta inflamatória em todo o organismo. Os sintomas associados a sepse são febre, hipotermia, taquicardia, taquipnéia e elevação na contagem de glóbulos brancos. Pode levar à morte, se não tratada a tempo e corretamente.
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
12 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
13 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
14 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
15 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
16 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
17 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
18 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
19 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
20 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
21 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
22 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
23 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
24 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
25 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.