INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS QUINOFLOX
A administração concomitante de Quinoflox® oral e ferro, sucralfato, antiácidos1 ou medicamentos altamente tamponados (como, por exemplo, anti-retrovirais), que contêm magnésio, alumínio ou cálcio, reduz a absorção do ciprofloxacino. Conseqüentemente, Quinoflox® deve ser administrado de 1 a 2 horas antes ou, pelo menos, 4 horas depois dessas medicações. Essa restrição não se aplica aos antiácidos1 pertencentes a categoria dos bloqueadores do receptor H2
. .A administração concomitante de ciprofloxacino e teofilina pode produzir aumento indesejável das concentrações séricas de teofilina. Quando o uso de ambos for inevitável, as concentrações séricas de teofilina deverão ser cuidadosamente monitorizadas, assim como o ajuste cuidadoso de sua dose. Nos casos em que não seja possível a determinação dos níveis séricos da teofilina, esta deverá ter sua dose reduzida a metade da dose indicada para o paciente. Este ajuste, que deverá ser feito antes da administração da primeira dose de ciprofloxacino, tem por finalidade evitar as concentrações séricas altas de teofilina, comumente observadas e que apresentam efeitos secundários graves, como: arritmias2 ventriculares, convulsões ou até morte, como primeiro sinal3 de toxicidade4 e sem prévio aviso.. Estudos realizados com animais demonstraram que a combinação de doses muito altas de quinolonas (inibidores da DNA-girase) e certos antiinflamatórios não esteróides (mas, não o ácido acetilsalícilico) podem provocar convulsões.
. A administração simultânea de ciprofloxacino e ciclosporina levou ao aumento transitório da creatinina5 sérica. Portanto, é necessário controle freqüente da concentração de creatinina5 sérica nestes pacientes.
. O uso concomitante de ciprofloxacino e varfarina pode intensificar a ação da varfarina.
. Em casos individuais, a administração concomitante de ciprofloxacino e glibenclamida pode intensificar a ação da glibenclamida (hipoglicemia6).
. A probenecida interfere na secreção renal7 do ciprofloxacino.
. A administração concomitante de probenecida e Quinoflox® pode aumentar a concentração do ciprofloxacino sérico.
. A metoclopramida acelera a absorção do ciprofloxacino, fazendo com que a concentração máxima no plasma8 seja atingida em um período de tempo menor. Não se registraram efeitos sobre a biodisponibilidade do ciprofloxacino.
- Interferências Em Exames Laboratoriais:
. A influência sobre parâmetros laboratoriais/sedimento urinário: podem ocorrer aumento temporário das transaminases, da fosfatase alcalina9 ou icterícia10 colestática, principalmente em pacientes com doença hepática11 prévia. Aumento temporário da uréia12, creatinina5 e bilirrubina13 séricas. Em casos individuais: hiperglicemia14, cristalúria e hematúria15.
