PROPRIEDADES E EFEITOS ROCALTROL

Atualizado em 24/05/2016

O calcitriol é um dos principais metabólitos1 ativos da vitamina2 D3. Normalmente é produzido  pelos rins3 a partir de seu precursor, o 25-hidroxicolecalciferol (25-HCC). Sua produção  fisiológica4 diária é, em geral, de 0,5 a 1,0 mg; durante os períodos de maior atividade osteogênica  (por exemplo: crescimento, gravidez5) essa produção aumenta. O calcitriol promove a absorção  intestinal do cálcio e regula a mineralização óssea.

Nos pacientes que apresentam acentuada insuficiência renal6, a síntese endógena do calcitriol está  diminuída ou inclusive, completamente ausente. Esta deficiência exerce um papel decisivo na  gênese da osteodistrofia7 renal8.

Nos pacientes com osteodistrofia7 renal8, a administração oral de Rocaltrol® normaliza a absorção  intestinal do cálcio, a hipocalcemia9 e os níveis séricos elevados de fosfatase alcalina10 e hormônio11  paratiroidano. Da mesma forma, promove alívio da dor óssea e muscular e corrige as alterações  histológicas12 da osteíte fibrosa e outros distúrbios da mineralização.

O Rocaltrol® reduz a hipocalcemia9 e seus sintomas13 clínicos nos pacientes com hipoparatiroidismo pós-operatório, idiopático14 ou pseudohipoparatiroidismo.

Nos pacientes com raquitismo15 dependente da vitamina2 D, os níveis séricos de calcitriol são baixos
ou nulos. Devido à insuficiente produção renal8 de calcitriol, o tratamento com Rocaltrol® tem  caráter substitutivo.

Ocorre ainda que os pacientes que sofrem de raquitismo15 resistente à vitamina2 D e hipofosfatemia
também se beneficiam do tratamento com Rocaltrol®, mas ainda não foram determinadas
exatamente suas vantagens a longo prazo. De qualquer maneira o Rocaltrol® melhora a hipofosfatemia em alguns pacientes.

O tratamento com Rocaltrol® tem demonstrado bons resultados nos pacientes com raquitismo15 de
tipos diferentes, por exemplo, associado à hepatite16 nos neonatos17, atresia18 biliar, cistinose ou uma
carência alimentar de cálcio e vitamina2 D.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
2 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
3 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
4 Fisiológica: Relativo à fisiologia. A fisiologia é estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos, especialmente dos processos físico-químicos que ocorrem nas células, tecidos, órgãos e sistemas dos seres vivos sadios.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
7 Osteodistrofia: Deformação, distrofia dos ossos.
8 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
9 Hipocalcemia: É a existência de uma fraca concentração de cálcio no sangue. A manifestação clínica característica da hipocalcemia aguda é a crise de tetania.
10 Fosfatase alcalina: É uma hidrolase, ou seja, uma enzima que possui capacidade de retirar grupos de fosfato de uma distinta gama de moléculas, tais como nucleotídeos, proteínas e alcaloides. Ela é sintetizada por diferentes órgãos e tecidos, como, por exemplo, os ossos, fígado e placenta.
11 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
12 Histológicas: Relativo à histologia, ou seja, relativo à disciplina biomédica que estuda a estrutura microscópica, composição e função dos tecidos vivos.
13 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
14 Idiopático: 1. Relativo a idiopatia; que se forma ou se manifesta espontaneamente ou a partir de causas obscuras ou desconhecidas; não associado a outra doença. 2. Peculiar a um indivíduo.
15 Raquitismo: Doença decorrente da mineralização inadequada do osso em crescimento, ou seja, da placa epifisária. Está entre as doenças mais comuns da infância em países em desenvolvimento. A causa predominante é a deficiência de vitamina D, seja por exposição insuficiente à luz solar ou baixa ingestão através da dieta; mas a deficiência de cálcio na dieta também pode gerar um quadro de raquitismo. A osteomalácia é o termo usado para descrever uma condição semelhante que ocorre em adultos, geralmente devido à falta de vitamina D.
16 Hepatite: Inflamação do fígado, caracterizada por coloração amarela da pele e mucosas (icterícia), dor na região superior direita do abdome, cansaço generalizado, aumento do tamanho do fígado, etc. Pode ser produzida por múltiplas causas como infecções virais, toxicidade por drogas, doenças imunológicas, etc.
17 Neonatos: Refere-se a bebês nos seus primeiros 28 dias (mês) de vida. O termo “recentemente-nascido“ refere-se especificamente aos primeiros minutos ou horas que se seguem ao nascimento. Esse termo é utilizado para enfocar os conhecimentos e treinamento da ressuscitação imediatamente após o nascimento e durante as primeiras horas de vida.
18 Atresia: 1. Estreitamento de qualquer canal do corpo. 2. Imperfuração ou oclusão de uma abertura ou canal normal do organismo, como das vias biliares, do meato urinário, da pupila, etc.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.