INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ROCALTROL

Atualizado em 24/05/2016

A colestiramina pode reduzir a absorção intestinal das vitaminas lipossolúveis e,  portanto, alterar também a do Rocaltrol®.

Os medicamentos que contém magnésio (por exemplo, os antiácidos1) não devem ser  administrados junto com o Rocaltrol® aos pacientes submetidos à diálise2 renal3 crônica,  já que poderão causar hipermagnesemia.

O Rocaltrol® influi no transporte dos fosfatos no intestino, rins4 e ossos, razão pela qual  as doses dos produtos que se ligam aos fosfatos são fixadas em função das  concentrações séricas de fosfatos (níveis normais: 2,5 mg/100 ml, equivalente a 0,6-1,6  mmol/l5).

Os pacientes com raquitismo6 resistente à vitamina7 D (raquitismo6 hipofosfatêmico  familiar) devem prosseguir o tratamento com fosfatos por via oral. No entanto, deve-se  levar em consideração que o Rocaltrol® pode estimular sua absorção intestinal, razão  pela qual variam as necessidades suplementares de fosfatos.

É necessário que o paciente observe estritamente as recomendações médicas sobre a  dieta, principalmente no que diz respeito à ingestão suplementar de cálcio, e que o  paciente se abstenha de ingerir por sua própria conta, adicionalmente, preparados  contendo cálcio não sujeitos à prescrição médica.

Sendo o calcitriol um dos principais metabólitos8 ativos da vitamina7 D3, não devem ser  administrados concomitantemente vitamina7 D ou seus derivados e Rocaltrol®, com o  objetivo de prevenir possível efeito aditivo ou hipercalcemia.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
2 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
3 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
4 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
5 Mmol/L: Milimols por litro, unidade de medida que mostra a concentração de uma substância em uma quantidade específica de fluido.
6 Raquitismo: Doença decorrente da mineralização inadequada do osso em crescimento, ou seja, da placa epifisária. Está entre as doenças mais comuns da infância em países em desenvolvimento. A causa predominante é a deficiência de vitamina D, seja por exposição insuficiente à luz solar ou baixa ingestão através da dieta; mas a deficiência de cálcio na dieta também pode gerar um quadro de raquitismo. A osteomalácia é o termo usado para descrever uma condição semelhante que ocorre em adultos, geralmente devido à falta de vitamina D.
7 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
8 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.