FARMACOCINÉTICA SANDOMIGRAN

Atualizado em 24/05/2016
A absorção do pizotifeno é rápida (meia-vida de absorção 0,5-0,8 hora) e quase completa (80%). A substância é metabolizada com uma meia-vida de cerca de 1 hora. O principal metabólito1 (N-glicuronídio) é eliminado com meia-vida de cerca de 23 horas. A ligação às proteínas2 é da ordem de 91% e o volume de distribuição é de 485 litros. Menos que 1% da dose administrada é excretada inalterada na urina3, enquanto 55% é excretada na forma de metabólitos4. Assim, pacientes com insuficiência renal5 podem necessitar de um ajuste na posologia.

 - Indicações
Tratamento profilático das cefaléias6 vasculares7, tais como:
enxaqueca8 típica e atípica;
cefaléias6 vasomotoras;
cefaléias6 em salvas (síndrome9 de Horton).
Sandomigran é menos eficaz nas cefaléias6 tensionais e nas formas psicogênica10 e pós-traumática. Sandomigran não age na crise de enxaqueca8 já estabelecida.  
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
2 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
3 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
4 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
5 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
6 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
7 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
8 Enxaqueca: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
9 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
10 Psicogênica: 1. Relativo à psicogenia ou psicogênese, ou seja, relativo à origem e desenvolvimento do psiquismo. 2. Relativo a ou próprio de fenômenos somáticos com origem psíquica.

Tem alguma dúvida sobre FARMACOCINÉTICA SANDOMIGRAN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.