PRECAUÇÕES SANDOMIGRAN

Atualizado em 24/05/2016
Deve-se advertir os pacientes de que os possíveis efeitos sedativos do pizotifeno podem diminuir suas reações, quando dirigir veículos, manusear máquinas, etc..
Devido ao discreto efeito anticolinérgico do
  pizotifeno, recomenda-se cautela nos pacientes com glaucoma1 de ângulo fechado (exceto nos casos tratados cirurgicamente com sucesso) ou com risco de retenção urinária2 (por exemplo: hipertrofia3 prostática). Até o momento, não há relato de reações indesejáveis nestes pacientes, mesmo nos idosos, com a posologia recomendada.
Como os dados sobre o uso clínico do pizotifeno na gravidez4 são muito limitados, Sandomigran somente deve ser administrado na gravidez4 se houver absoluta necessidade.
Embora as concentrações de pizotifeno detectadas no leite materno apresentem pouca probabilidade de afetar o lactente5, o uso de Sandomigran durante a lactação6 não é recomendado.
Em pacientes com atonia intestinal, recomenda-se tratamento alternativo.

 - Interações
Os efeitos centrais de sedativos, hipnóticos, anti-histamínicos,inclusive de certos preparados contra o resfriado, e do álcool podem ser acentuados.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
2 Retenção urinária: É um problema de esvaziamento da bexiga causado por diferentes condições. Normalmente, o ato miccional pode ser iniciado voluntariamente e a bexiga se esvazia por completo. Retenção urinária é a retenção anormal de urina na bexiga.
3 Hipertrofia: 1. Desenvolvimento ou crescimento excessivo de um órgão ou de parte dele devido a um aumento do tamanho de suas células constituintes. 2. Desenvolvimento ou crescimento excessivo, em tamanho ou em complexidade (de alguma coisa). 3. Em medicina, é aumento do tamanho (mas não da quantidade) de células que compõem um tecido. Pode ser acompanhada pelo aumento do tamanho do órgão do qual faz parte.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Lactente: Que ou aquele que mama, bebê. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
6 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.