FARMACOCINÉTICA SIRDALUD

Atualizado em 24/05/2016
A tizanidina é absorvida de forma rápida e quase completa. A concentração plasmática máxima é atingida em 1 a 2 horas.O metabolismo1 é principalmente hepático. Os metabólitos2 são praticamente inativos. Tanto o medicamento original quanto os metabólitos2 são excretados principalmente pelos rins3 (aproximadamente 70%). A substância é eliminada com meia-vida de 3 a 5 horas. A ligação a proteínas4 plasmáticas é baixa (30%).
Em pacientes com insuficiência renal5, observaram-se níveis plasmáticos máximos duas vezes superiores aos de voluntários normais, e a meia-vida terminal prolongou-se por aproximadamente 10 horas, resultando em AUC6 acentuadamente maior. (veja "Precauções")
A ingestão simultânea de alimentos não tem influência sobre o perfil farmacocinético de SIRDALUD.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
2 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
3 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
5 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
6 AUC: A área sob a curva ROC (Receiver Operator Characteristic Curve ou Curva Característica de Operação do Receptor), também chamada de AUC, representa a acurácia ou performance global do teste, pois leva em consideração todos os valores de sensibilidade e especificidade para cada valor da variável do teste. Quanto maior o poder do teste em discriminar os indivíduos doentes e não doentes, mais a curva se aproxima do canto superior esquerdo, no ponto que representa a sensibilidade e 1-especificidade do melhor valor de corte. Quanto melhor o teste, mais a área sob a curva ROC se aproxima de 1.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.