POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO VINCRISTINA

Atualizado em 24/05/2016
O SULFATO DE VINCRISTINA SO DEVE SER ADMINISTRADO POR VIA INTRAVENOSA E A INTERVALOS SEMANAIS. O SULFATO DE VINCRISTINA USADO ASSOCIADO COM CORTICOSTEROIDES REPRESENTA ATUALMENTE O TRATAMENTO DE ESCOLHA PARA INDUZIR A REMISSAO DA LEUCEMIA1 EM CRIANCAS. A DOSE USUAL PARA CRIANCAS E DE 2 MG/M2 DE SUPERFICIE CORPOREA, SEMANALMENTE. NOS ADULTOS O TRATAMENTO INICIA COM DOSES DE 0,01 MG/KG DE PESO CORPOREO. APOS A OBSERVACAO DO PACIENTE DURANTE 1 SEMANA, A DOSE E ELEVADA POR AUMENTOS SEMANAIS DE 0,01 MG/KG ATE QUE SEJA ALCANCADA A RESPOSTA DESEJADA OU ATE QUE SEJA VERIFICADA TOXICIDADE2. PACIENTES ADULTOS COM CARCINOMAS OU LINFOMAS FREQUENTEMENTE RESPONDEM A DOSES SEMANAIS DE 0,02 A 0,05 MG/KG. QUANDO USADA COM OUTRAS DROGAS, POR EXEMPLO, NO REGIME MOPP, A DOSE RECOMENDADA DE VINCRISTINA E DE 1 A 1,5 MG/M2 DE SUPERFICIE CORPOREA. DOSES ELEVADAS DE VINCRISTINA SAO MAIS BEM TOLERADAS POR CRIANCAS COM LEUCEMIA1 DO QUE POR ADULTOS, QUE PODEM APRESENTAR TOXICIDADE2 NEUROLOGICA GRAVE. A ADMINISTRACAO DA SUBSTANCIA, COM FREQUENCIA MAIOR DO QUE UMA VEZ POR SEMANA OU EM DOSES MAIORES, PARECE AUMENTAR AS MANIFESTACOES TOXICAS SEM MELHORA PROPORCIONAL DO INDICE DE RESPOSTAS. - ATENCAO: 1. DEVE-SE OBSERVAR CAUTELA EXTREMA NO CALCULO3 E NA ADMINISTRACAO DA DOSE, UMA VEZ QUE A SUPERDOSAGEM PODE OCASIONAR ACIDENTES GRAVES OU FATAIS. 2. E EXTREMAMENTE IMPORTANTE QUE A AGULHA ESTEJA CORRETAMENTE POSICIONADA NA VEIA ANTES QUE A SOLUCAO SEJA INJETADA, JA QUE O EXTRAVASAMENTO DO LIQUIDO PODERA CAUSAR CONSIDERAVEL IRRITACAO; NESTE CASO, A INJECAO4 DEVERA SER IMEDIATAMENTE INTERROMPIDA E QUALQUER VOLUME RESTANTE INJETADO EM OUTRA VEIA. A INJECAO4 LOCAL DE HIALURONIDASE E A APLICACAO DE CALOR MODERADO NO SITIO DO EXTRAVASAMENTO AJUDARA A DISPERSAR A SUBSTANCIA, A REDUZIR O DESCONFORTO E A POSSIBILIDADE DE CELULITE5.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
2 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
3 Cálculo: Formação sólida, produto da precipitação de diferentes substâncias dissolvidas nos líquidos corporais, podendo variar em sua composição segundo diferentes condições biológicas. Podem ser produzidos no sistema biliar (cálculos biliares) e nos rins (cálculos renais) e serem formados de colesterol, ácido úrico, oxalato de cálcio, pigmentos biliares, etc.
4 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
5 Celulite: Inflamação aguda das estruturas cutâneas, incluindo o tecido adiposo subjacente, geralmente produzida por um agente infeccioso e manifestada por dor, rubor, aumento da temperatura local, febre e mal estar geral.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.