PRECAUÇÕES VINCRISTINA

Atualizado em 24/05/2016
A AVALIACAO CLINICA E NECESSARIA PARA DETECTAR A NECESSIDADE DE MODIFICACAO DA DOSE, POIS APOS A ADMINISTRACAO DO SULFATO DE VINCRISTINA, ALGUNS PACIENTES PODEM TER QUEDA NA CONTAGEM DE LEUCOCITOS1 E PLAQUETAS2, PARTICULARMENTE QUANDO A TERAPIA PREVIA OU A PROPRIA DOENCA REDUZIU A FUNCAO DA MEDULA OSSEA3. RECOMENDA-SE FAZER UM HEMOGRAMA COMPLETO ANTES DA ADMINISTRACAO DE CADA DOSE. A OCORRENCIA DE LEUCOPENIA4 OU DE INFECCAO5 EXIGE RIGOROSA PONDERACAO ANTES DE SER ADMINISTRADA A DOSE SUBSEQUENTE. DIANTE DO DIAGNOSTICO6 DE LEUCEMIA7 DO SNC8 OUTRAS DROGAS PODERAO SER NECESSARIAS, VISTO QUE O SULFATO DE VINCRISTINA NAO ATRAVESSA A BARREIRA HEMATENCEFALICA EM QUANTIDADES SATISFATORIAS. RECOMENDA-SE ATENCAO ESPECIAL QUANTO A POSOLOGIA E EFEITOS COLATERAIS9 NEUROLOGICOS, NO CASO DO SULFATO DE VINCRISTINA SER ADMINISTRADO A PACIENTES PORTADORES DE DOENCA NEUROMUSCULAR PREEXISTENTE OU QUE ESTEJAM EM USO DE OUTRAS DROGAS COM POTENCIAL NEUROTOXICO. DURANTE A INDUCAO DE REMISSAO DA LEUCEMIA7 AGUDA PODE OCORRER UMA ELEVACAO DO ACIDO URICO. ASSIM SENDO TAIS NIVEIS DEVEM SER DETERMINADOS FREQUENTEMENTE DURANTE AS 3 A 4 PRIMEIRAS SEMANAS DE TRATAMENTO E MEDIDAS APROPRIADAS DEVEM SER TOMADAS PARA PREVENIR A NEFROPATIA10 URICA.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Leucócitos: Leucócitos ou glóbulos brancos são células produzidas na medula óssea, especializadas na defesa do organismo, auxiliando no combate a vírus, bactérias e outros agentes invasores que penetram o organismo.
2 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.
3 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
4 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
5 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
7 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
8 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
9 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
10 Nefropatia: Lesão ou doença do rim.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.