
TRATAMENTO TOFRANIL
Não existe antídoto1 específico e o tratamento é essencialmente sintomático2 e de suporte.
Qualquer pessoa suspeita de ter recebido uma superdosagem de TOFRANIL, especialmente crianças, deve ser hospitalizada e mantida sob rigorosa supervisão por ao menos 72 horas.
Se o paciente estiver totalmente consciente, executar lavagem gástrica3 ou induzir o vômito4 o mais rápido possível. Se o paciente estiver com a consciência afetada, proteger as vias aéreas com a colocação de um tubo endotraqueal, antes de se iniciar a lavagem, e não induzir vômito4. Essas medidas são recomendadas para até 12 horas, ou mais, após a superdosagem, já que os efeitos anticolinérgicos do fármaco5 podem retardar o esvaziamento gástrico. A administração de carvão ativado pode ajudar a reduzir a absorção do fármaco5.
O tratamento dos sintomas6 é baseado em métodos modernos de terapia intensiva7, com contínua monitorização da função cardíaca, gases e eletrólitos8 do sangue9 e, se necessário, medidas emergenciais, tais como terapia anticonvulsiva, respiração artificial10, implante11 temporário de um marcapasso12 cardíaco, expansores de plasma13, administração de dopamina14 ou dobutamina por gotejamento intravenoso e ressuscitação. Como tem sido relatado que a fisostigmina pode causar bradicardia15 grave, assístole e ataques, seu uso não é recomendado em casos de superdosagem com TOFRANIL. Hemodiálise16 ou diálise17 peritonial não são efetivas Graças às baixas concentrações plasmáticas de TOFRANIL.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. "SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA."