POSOLOGIA TOFRANIL PAMOATO

Atualizado em 24/05/2016
TOFRANIL Pamoato deve ser usado somente se houver necessidade de doses diárias de 75 mg ou mais.A posologia e o modo de administração devem ser determinados individualmente e adaptados de acordo com a condição clínica de cada paciente.
O objetivo deve ser o de atingir um ótimo efeito, mantendo-se as doses o mais baixo possível, sendo a posologia aumentada com cautela, particularmente quando os pacientes forem idosos ou adolescentes estes últimos, em geral, apresentam uma reposta mais acentuada a TOFRANIL do que os pacientes de idade intermediária. Portanto, recomenda-se que o tratamento se inicie com TOFRANIL em drágeas1 de 10 ou 25 mg (vide informação técnica para essas dosagens).
Dosagens de TOFRANIL Pamoato mais altas do que 75 mg/dia podem também ser administradas uma vez ao dia, após a determinação da dose ideal. A dose diária pode ser administrada ao deitar. Em alguns pacientes, pode ser necessário administrar-se  TOFRANIL em doses divididas.
Durante o tratamento com TOFRANIL e TOFRANIL Pamoato, os pacientes deverão ser mantidos sob cuidadosa monitorização em relação à eficácia e à tolerabilidade do medicamento.
Depressão e síndromes depressivas:
Pacientes ambulatoriais : iniciar o tratamento com TOFRANIL drágeas1 de 25 mg, 1-3 vezes ao dia (vide informação técnica para essa apresentação). Aumentar a dosagem diária gradualmente para 150-225 mg. A dose de manutenção, que deverá ser determinada individualmente por meio da redução cautelosa da dosagem, usualmente é de 100 mg ao dia ou menos. Se a dose diária necessária for de 75 mg ou mais, podem ser utilizadas as cápsulas de TOFRANIL Pamoato.
Pacientes hospitalizados : Iniciar o tratamento com cápsulas de TOFRANIL Pamoato 75 mg uma vez ao dia. Aumentar a dosagem gradativamente até que seja atingida uma dose de 225 mg, e manter essa dose até que a condição do paciente apresente melhora. Em casos graves, a dose poderá ser aumentada para 300 mg ao dia. Uma vez constatada uma melhora evidente, a dose de manutenção deverá ser determinada de acordo com as exigências individuais de cada paciente (geralmente 100-150 mg ao dia). Quando forem necessárias doses menores ou um ajuste de dosagem mais gradual, podem ser utilizadas as drágeas1 de TOFRANIL.
 · Transtorno do pânico:
Iniciar o tratamento com 1 drágea2 de TOFRANIL 10 mg ao dia, possivelmente em combinação com um benzodiazepínico (ver "Advertências"). Dependendo de como o medicamento for tolerado, aumentar a dosagem até que seja obtida a resposta desejada; ao mesmo tempo, o benzodiazepínico deve ser gradualmente descontinuado. A dosagem diária varia extremamente de paciente para paciente3 e situa-se entre 75 e 150 mg. Se necessário, a dosagem poderá ser aumentada para 225 mg. É recomendável não descontinuar o tratamento antes de 6 meses. Durante esse período, a dose de manutenção deve ser reduzida lentamente. Se a dose diária necessária for de 75 mg ou mais, podem ser utilizadas as cápsulas de TOFRANIL Pamoato.
Condições dolorosas crônicas:
 A dosagem deverá ser individualizada (25-300 mg ao dia). Em geral, uma posologia diária de 25-75 mg é suficiente. Se a dose diária necessária for de 75 mg ou mais, podem ser utilizadas as cápsulas de TOFRANIL Pamoato.
Pacientes idosos:
 Iniciar o tratamento com 1 drágea2 de TOFRANIL 10 mg ao dia. Aumentar gradualmente a dosagem para 30-50 mg diários (nível ideal), que deve ser atingido após cerca de 10 dias. A dose diária ideal deve ser mantida até o final do tratamento. Normalmente, não é necessário administrar-se mais do que 75 mg ao dia para esses pacientes. Se a dose diária necessária for de 75 mg, podem ser utilizadas as cápsulas de TOFRANIL Pamoato.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Drágeas: Comprimidos ou pílulas contendo preparado farmacêutico.
2 Drágea: Comprimido ou pílula contendo preparado farmacêutico.
3 Para paciente: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Paciente disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.