INFORMAÇÕES TÉCNICAS BACTROBAN

Atualizado em 24/05/2016

Bactroban contém, como princípio ativo, a mupirocina, um antibiótico obtido de culturas de Pseudomonas fluorescens que, em termos de estrutura química e mecanismo de ação, não apresenta qualquer relação com outra classe de antibióticos conhecidos até o momento.

Sua ação é bactericida em concentrações elevadas, como as que se alcançam quando se utiliza a administração tópica.

Apresenta um espectro antibacteriano bem amplo, atuando em germes gram-positivos, tais como Staphylococcus aureus (inclusive cepas1 meticilino-resistentes), Staphylococcus epidermidis, Streptococcus pyogenes e Streptococcus pneumoniae, freqüentemente encontrados em infecções2 da pele3.

Possui boa atividade contra algumas bactérias gram-negativas, tais como Haemophilus influenzae,  Escherichia coli e Proteus mirabilis.  
Não foi observada resistência cruzada da mupirocina com outros antibióticos comumente usados.

Bactroban não determinou, nos diversos estudos clínicos, hipersensibilização de contato, fototoxicidade ou fotossensibilização.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Cepas: Cepa ou estirpe é um termo da biologia e da genética que se refere a um grupo de descendentes com um ancestral comum que compartilham semelhanças morfológicas e/ou fisiológicas.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.

Tem alguma dúvida sobre INFORMAÇÕES TÉCNICAS BACTROBAN?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.