POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO BUFEDIL

Atualizado em 24/05/2016
a dose oral recomendada é de 150 mg (1 comprimido revestido ou 1 ml), 3 a 4 vezes ao dia ou 300 mg (1 comprimido revestido de 300 mg ou 2 ml) 2 vezes ao dia, ou ainda 600 mg (1 comprimido revestido de 600 mg uma vez ao dia). Estudos farmacocinéticos mostraram que, duplicando a dose, aumenta-se o pico da concentração plasmática (Cmáx) e prolonga-se a duração da concentração plasmática, o que justifica a administração de 300 mg a cada 12 horas. No caso do comprimido de 600 mg, a liberação é controlada por um período de até 16 horas, permitindo que a liberação final prolongue o efeito farmacológico até a 22ª ou 24ª hora. A via intravenosa é indicada nos casos de maior gravidade ou quando a administração oral for difícil ou impossível, sendo a dose neste caso de 50 a 400 mg diários, por injeção1 ou infusão intravenosa de 500 ml de solução glicosada ou salina isotônica2, por um período de 2-3 horas. A via intramuscular pode ser usada como alternativa para administração intravenosa, tendo perfis farmacocinéticos semelhantes e a dose recomendada neste caso é de 50 mg (1 ampola), em injeção intramuscular3 profunda, 3 vezes ao dia, até um máximo de 14 dias, devendo após continuar-se o tratamento por via oral. Não se deve esperar um efeito terapêutico adicional com o aumento da dosagem. - Superdosagem: superdosagem pode ocasionar taquicardia4, hipotensão5 e convulsões. Na compilação de 26 casos de reações tóxicas agudas, devidas a superdosagem de cloridrato de buflomedil (doses até 9 g), provenientes de centro especializado em intoxicações, os seguintes sintomas6 foram relatados: vasodilatação periférica, taquicardia4 sinusal, vômitos7, sonolência, coma8 estágio I-II, agitação, convulsões. No caso de superdosagem, medidas de suporte devem ser tomadas. Caso ocorra excitação mental ou convulsões, a administração de benzodiazepínicos deve ser considerada. Um dos casos relatados de convulsões teve rápida recuperação com a administração IV de 10 mg de diazepam. Nesses casos deve-se tomar os cuidados habituais, devido ao potencial de depressão respiratória dos benzodiazepínicos administrados intravenosamente.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
2 Isotônica: Relativo à ou pertencente à ação muscular que ocorre com uma contração normal. Em química, significa a igualdade de pressão entre duas soluções.
3 Injeção intramuscular: Injetar medicamento em forma líquida no músculo através do uso de uma agulha e seringa.
4 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
5 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
6 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
7 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.