PRECAUÇÕES CETRIZIN

Atualizado em 24/05/2016

Recomenda-se cautela no uso concomitante da cetirizina com fármacos depressores do Sistema Nervoso Central1. Não há evidências de efeitos sobre o estado de alerta ou tempo de reação com a ingestão diária de até 20 ou 25 mg. De qualquer maneira, os pacientes que dirigem veículos ou manejam máquinas perigosas devem ser orientados para o possível risco e segurança.
Gravidez2
Não há evidências de efeito teratogênico3 nos estudos em animais.
Mulheres grávidas não devem utilizar o produto. Mulheres que engravidarem durante o
tratamento devem comunicar o médico, que decidirá sobre a interrupção do uso do
medicamento.
Lactação4
A cetirizina não é recomendada durante o aleitamento, pois é excretada no leite materno.
Idosos
Até o presente momento, não há informações disponíveis de efeitos colaterais5 especificamente para idosos.
Insuficiência Renal6
Nos pacientes com insuficiência renal6 a dose a ser administrada deve ser reduzida à metade da posologia usual.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Teratogênico: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
6 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.