INFORMAÇÕES AO PACIENTE COLPIST MT

Atualizado em 24/05/2016

COLPIST MT creme vaginal apresenta em sua formulação, uma associação de agentes específicos de ampla e comprovada eficácia contra infecções1 causadas por Trichomonas vaginalis, Gardnerella vaginalis, Candida albicans e bactérias inespecíficas.


Cuidados na Conservação: O medicamento deve ser conservado ao abrigo do calor excessivo, da umidade, da luz e em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC).


Prazo de validade:24 meses após a data de fabricação.

Verifique a data de fabricação no cartucho.

Não use medicamento com prazo de validade vencido.


CONDUTA NA GRAVIDEZ2 E LACTAÇÃO3: Não é recomendada a utilização de COLPIST MT no primeiro trimestre de gravidez2 e durante a amamentação4, uma vez que o metronidazol atravessa a placenta e está presente no leite materno. Embora não existam evidências de que o metronidazol seja prejudicial durante o último estágio de gravidez2, é aconselhável que antes da utilização de COLPIST MT seja feita uma avaliação dos benefícios do tratamento contra os possíveis riscos para a mãe e o feto5. Informe seu médico a ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe o seu médico se estiver amamentando.


CUIDADOS NA ADMINISTRAÇÃO: Para um tratamento eficaz é indispensável que a aplicação de COLPIST MT seja feita consecutivamente até o término do tratamento. A interrupção de qualquer tratamento médico pode prejudicar a cura da doença.

Se ocorrer irritação local, interromper o uso e comunicar seu médico.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.


Modo de Usar
1. Rasgue o envelope.

2. Retire a tampa e coloque o êmbolo6 na extremidade oposta.

3. Coloque o aplicador até o fundo da vagina7 e empurre o êmbolo6 até o final.

4. Despreze o aplicador e guarde o êmbolo6 até o final do tratamento.


NÃO INTERROMPER O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.


REAÇÕES ADIVERSAS: Informe a seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como urticária8, secura da vagina7 ou vulva9 e febre10.


TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.


INGESTÃO CONCOMITANTE COM OUTRAS SUBSTÂNCIAS: Evite o uso de bebidas alcóolicas durante o tratamento, pois, o álcool produz acúmulo de acetaldeído por interferência com a oxidação do mesmo, dando lugar a efeitos semelhantes ao dissulfiram (cãimbras abdominais, náuseas11, vômitos12, dores de cabeça13 e "Flushing").


CONTRA-INDICAÇÕES : COLPIST MT está contra-indicado em pacientes que apresentem manifestações alérgicas a qualquer um dos componentes da formulação.

Informar a seu médico sobre qualquer medicamento, que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.


NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE14.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
4 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
5 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
6 Êmbolo: 1. Cilindro ou disco que se move em vaivém no interior de seringas, bombas, etc. 2. Na engenharia mecânica, é um cilindro metálico deslizante que recebe um movimento de vaivém no interior de um cilindro de motor de combustão interna. 3. Em artes gráficas, é uma haste de ferro com um cilindro, articulada para comprimir e lançar o chumbo ao molde. 4. Em patologia, é um coágulo ou outro tampão trazido pela corrente sanguínea a partir de um vaso distante, que obstrui a circulação ao ser forçado contra um vaso menor. 5. Na anatomia zoológica, nas aranhas, é um prolongamento delgado no ápice do aparelho copulador masculino.
7 Vagina: Canal genital, na mulher, que se estende do ÚTERO à VULVA. (Tradução livre do original
8 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
9 Vulva: Genitália externa da mulher, compreendendo o CLITÓRIS, os lábios, o vestíbulo e suas glândulas.
10 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
11 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
12 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
13 Cabeça:
14 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.