
INFORMAÇÕES TÉCNICAS COLPIST MT
COLPIST MT é um creme vaginal que apresenta em sua formulação, uma associação de agentes específicos de ampla e comprovada eficácia contra infecções1 causadas por Trichomonas vaginalis, Gardnerella vaginalis,Candida albicans e bactérias inespecíficas.
Apresenta em sua formulação os seguintes princípios ativos :
Benzoilmetronidazol : O benzoilmetronidazol é hidrolizado e transformado em metronidazol, quando então é absorvido. Possui uma potente e direta ação tricomonicida. Após a administração de uma dose única intravaginal de 3,75 mg de metronidazol, uma concentração máxima sérica de 237 ng/ml foi relatada, segundo pesquisa realizada com 12 pacientes normais. O pico foi obtido em um período de 6 a 12 horas após a administração por via vaginal. A extensa exposição (AUC2) do metronidazol, quando administrado em uma concentração aproximada de 37,5 mg por dose intravaginal única, teve, aproximadamente, 4% do AUC2 de uma dose oral de 500 mg de metronidazol. As comparações das doses dos AUCs demonstraram que, em comparação da base (mg/mg), a absorção de metronidazol, quando administrado vaginalmente foi metade daquela observada na dosagem oral. O metronidazol é um ativo antimicrobiano contra protozoários3, incluindo Balantidium coli, Blastocystis hominis, Entamoeba histolystica, Giardia intestinalis (Giardia lamblia) e Trichomonas vaginalis. Muitas bactérias obrigatoriamente anaeróbias, incluindo Bacteroides e Clostridium sp, são sensíveis "in vitro" ao metronidazol. A concentração mínima de inibição para susceptibilidade4 da bactéria5; anaeróbia geralmente varia de 0,1 à 8 mcg/ml. Também possui atividade contra bactérias anaeróbias facultativas como Gardnerella vaginalis e Helicobacter pylori.
Nistatina: Atua como antibiótico fungistático e fungicida ativo contra todas as espécies de Candidas que infectam a espécie humana.
Seu mecanismo de ação consiste na sua união aos esteróis na membrana celular6 fúngica7, que ocasiona a incapacidade da membrana para funcionar como barreira seletiva, com perda de componentes celulares essenciais. É muito pouco absorvida no trato gastrintestinal e é excretada quase que totalmente com as fezes como fármaco8 inalterado. É quase inabsorvível quando aplicado de forma tópica sobre a pele9 ou membranas mucosas10.
Cloreto de Benzalcônio: Atua como germicida de amplo espectro, ativo contra microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos.