REAÇÕES ADVERSAS DOPAMINA

Atualizado em 24/05/2016
AS REACOES ADVERSAS MAIS COMUNS COM O USO DO PRODUTO SAO GERALMENTE ATRIBUIVEIS A ATIVIDADE SIMPATICOMIMETICA EXCESSIVA (EMBORA ISTO TAMBEM POSSA SER RESPOSTA A PIORA DO CHOQUE1): NAUSEAS2, VOMITOS3, TAQUICARDIA4, DOR DE ANGINA5, ARRITMIAS6, CEFALEIA7, HIPERTENSAO8 E VASOCONSTRICCAO PODEM SER ENCONTRADOS DURANTE A INFUSAO DO PRODUTO. O EXTRAVASAMENTO DE QUANTIDADES EXCESSIVAS DE DOPAMINA9 DURANTE A INFUSAO PODE PROVOCAR NEUROSE10 ISQUEMICA E FORMACAO DE ESCARA11. RARAMENTE OBSERVOU-SE GANGRENA12 DOS DEDOS DAS MAOS13 OU DOS PES COM A INFUSAO PROLONGADA DA SUBSTANCIA; SE ISTO FOR UMA AMEACA, A INFILTRACAO LOCAL DA REGIAO COM FENTOLAMINA DEVERA SER INSTITUIDA. CONDUTA NA SUPERDOSAGEM: EM CASO DE ACIDENTE DE SUPERDOSAGEM, QUE DEVE SER EVIDENCIADO POR UM AUMENTO DE PRESSAO SANGUINEA14, DIMINUIR A DOSE APLICADA OU MESMO INTERROMPER A APLICACAO, ATE SE OBTER A ESTABILIZACAO DO PACIENTE. SE NESSA ACAO NAO SE CONSEGUIR ESTABILIZAR O PACIENTE, PODERA SER UTILIZADO EM ALFA-ADRENERGICO15 BLOQUEADOR (FENTOLAMINA DE CURTA DURACAO).
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Choque: 1. Estado de insuficiência circulatória a nível celular, produzido por hemorragias graves, sepse, reações alérgicas graves, etc. Pode ocasionar lesão celular irreversível se a hipóxia persistir por tempo suficiente. 2. Encontro violento, com impacto ou abalo brusco, entre dois corpos. Colisão ou concussão. 3. Perturbação brusca no equilíbrio mental ou emocional. Abalo psíquico devido a uma causa externa.
2 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
3 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
4 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
5 Angina: Inflamação dos elementos linfáticos da garganta (amígdalas, úvula). Também é um termo utilizado para se referir à sensação opressiva que decorre da isquemia (falta de oxigênio) do músculo cardíaco (angina do peito).
6 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
7 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
8 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
9 Dopamina: É um mediador químico presente nas glândulas suprarrenais, indispensável para a atividade normal do cérebro.
10 Neurose: Doença psiquiátrica na qual existe consciência da doença. Caracteriza-se por ansiedade, angústia e transtornos na relação interpessoal. Apresenta diversas variantes segundo o tipo de neurose. Os tipos mais freqüentes são a neurose obsessiva, depressiva, maníaca, etc., podendo apresentar-se em combinação.
11 Escara: Úlcera produzida nas áreas cutâneas que sofrem maior pressão (úlcera de decúbito).
12 Gangrena: Morte de um tecido do organismo. Na maioria dos casos é causada por ausência de fluxo sangüíneo ou infecção. Pode levar à amputação do local acometido.
13 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
14 Pressão sangüínea: Força exercida pelo sangue arterial por unidade de área da parede arterial. É expressa como uma razão (Exemplo: 120/80, lê-se 120 por 80). O primeiro número é a pressão sistólica ou pressão máxima. E o segundo número é a presão diastólica ou mínima.
15 Adrenérgico: Que age sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.