FARMACODINÂMICA ANAFRANIL E ANAFRANIL SR

Atualizado em 24/05/2016
Grupo farmacoterapêutico: Antidepressivo tricíclico. Inibidor da recaptação de noradrenalina1 e preferencialmente de serotonina.
Mecanismo de ação: Acredita-se que a atividade terapêutica2 de ANAFRANIL esteja baseada em sua capacidade de inibir a recaptação neuronal de noradrenalina1 (NA) e serotonina (5-HT) liberadas na fenda sináptica, sendo a inibição da recaptação de 5-HT o componente mais importante dessas atividades.
ANAFRANIL tem também um amplo espectro de ação farmacológica que inclui propriedades alpha1-adrenolítica, anticolinérgica, anti-histamínica e anti-serotoninérgica (bloqueador do receptor para       5-HT).
Efeito farmacodinâmico: ANAFRANIL atua na síndrome3 depressiva como um todo, incluindo-se especialmente aspectos típicos, tais como retardamento psicomotor4, humor deprimido e ansiedade. A resposta clínica inicia-se normalmente após 2-3 semanas de tratamento.
ANAFRANIL também exerce um efeito específico em distúrbio obsessivo-compulsivo, distinto de seu efeito antidepressivo. Em dor crônica, com ou sem causas somáticas, ANAFRANIL atua presumivelmente pela facilitação da neurotransmissão de serotonina e noradrenalina1.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Noradrenalina: Mediador químico do grupo das catecolaminas, liberado pelas fibras nervosas simpáticas, precursor da adrenalina na parte interna das cápsulas das glândulas suprarrenais.
2 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
3 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
4 Psicomotor: Próprio ou referente a qualquer resposta que envolva aspectos motores e psíquicos, tais como os movimentos corporais governados pela mente.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.