FARMACOLOGIA CLÍNICA HYDREA

Atualizado em 24/05/2016

Mecanismo de Ação

·  Neoplasias1

           O mecanismo de ação pelo qual a hidroxiuréia produz seus efeitos antineoplásicos ainda não está perfeitamente descrito. Relatórios de vários estudos em culturas de tecidos, ratos e humanos embasam a hipótese de que a hidroxiuréia provoca uma imediata inibição da síntese de ácido desoxirribonucléico (DNA) agindo como inibidor da ribonucleotídeo redutase, sem interferir na síntese do ácido ribonu-cléico ou da proteína.          
           ·     Potencialização da Radioterapia2
         
           Três mecanismos de ação têm sido postulados para o aumento da eficácia da radioterapia2 com hidroxiuréia no tratamento do carcinoma3 epidermóide de cabeça4 e pescoço5. Estudo in vitro utilizando células6 de hamster chinês sugerem que a hidroxiuréia (1) é letal para as células6 na fase-S normalmente radior-resis-tentes, e, (2) mantém outras células6 do ciclo celular na fase G1 ou fase de pré-síntese de ácido desoxirribonucléico (DNA) quando elas são mais suscetíveis aos efeitos da irradiação. O terceiro mecanismo de ação baseia-se, teoricamente, em estudos in vitro de células6 HeLa; ao que parece, a hidroxiuréia, pela inibição da síntese do ácido deso-xirri-bonucléico (DNA), impede o processo normal de restabe-lecimento das células6 atingidas, porém, não destruídas pela irra-diação, diminuindo, desse modo, seus índices de sobrevivência7; as sínte-ses de ácido ribonu-cléico (RNA) e de proteína não apresentam alterações.
         

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Neoplasias: Termo que denomina um conjunto de doenças caracterizadas pelo crescimento anormal e em certas situações pela invasão de órgãos à distância (metástases). As neoplasias mais frequentes são as de mama, cólon, pele e pulmões.
2 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
3 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
4 Cabeça:
5 Pescoço:
6 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
7 Sobrevivência: 1. Ato ou efeito de sobreviver, de continuar a viver ou a existir. 2. Característica, condição ou virtude daquele ou daquilo que subsiste a um outro. Condição ou qualidade de quem ainda vive após a morte de outra pessoa. 3. Sequência ininterrupta de algo; o que subsiste de (alguma coisa remota no tempo); continuidade, persistência, duração.

Tem alguma dúvida sobre FARMACOLOGIA CLÍNICA HYDREA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.