PRECAUÇÕES ESPECIAIS HEMAX - ERITRON

Atualizado em 25/05/2016

A eritropoetina1 é usada por via intravenosa e/ou subcutânea2 e não pode ser administrada com outras substâncias.

Até o momento não se estabeleceu a inocuidade3 e a eficácia do produto em crianças.

No caso do aparecimento de hipertensão4, deve excluir-se uma sobrecarga de líquidos e instituir tratamento específico. Em certas situações deve-se efetuar uma flebotomia5, sobretudo quando a hemoglobina6 supera 12 g/dl, ou aumento maior que 2 g/dl/mês.

Se apesar do tratamento específico ocorrer encefalopatia hipertensiva7 aguda, com ou sem convulsões, o tratamento com eritropoetina1 deve ser suspenso. Neste caso, a concentração de hemoglobina6 diminui 0,5 g/dl/semana.

O E.E.G. e a tomografia são úteis para excluir outras causas de convulsões. O tratamento pode ser reiniciado sob estrito controle da hemoglobina6, até que esta se estabilize por volta de 10-12 g/dl.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Eritropoetina: É uma glicoproteína que controla a eritropoiese, ou seja, a produção de células vermelhas do sangue.
2 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
3 Inocuidade: Qualidade, caráter de uma coisa inócua/inofensiva.
4 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
5 Flebotomia: Incisão (corte) ou sangria venosa.
6 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
7 Encefalopatia hipertensiva: É o aumento difuso da pressão intracraniana que pode resultar de uma complicação da má evolução da hipertensão arterial.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.