INDICAÇÕES LEUCOVORINA BIOSINTÉTICA

Atualizado em 25/05/2016

A LEUCOVORINA BIOSINTÉTICA é usada como antídoto1 dos antagonistas do ácido fólico.
Está indicado na redução da toxicidade2 do metotrexato de pacientes que estejam sendo submetidos a tratamento com o metotrexato para ósteossarcoma, ou quando existe eliminação diminuída desta droga ou ainda em sua superdosagem. Pode-se também recorrer à LEUCOVORINA BIOSINTÉTICA em caso de anemias megaloblásticas por deficiência de folatos.

Pode, também, ser utilizada para normalizar os níveis de folatos, que freqüentemente são diminuídos durante a gravidez3.

No tratamento de pacientes com problemas hepáticos (cirrose4 e hepatopatias crônicas), alcoolismo e nos idosos (melhora dos sintomas5 psíquicos da deficiência de folatos).

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
2 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Cirrose: Substituição do tecido normal de um órgão (freqüentemente do fígado) por um tecido cicatricial fibroso. Deve-se a uma agressão persistente, infecciosa, tóxica ou metabólica, que produz perda progressiva das células funcionalmente ativas. Leva progressivamente à perda funcional do órgão.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.

Tem alguma dúvida sobre INDICAÇÕES LEUCOVORINA BIOSINTÉTICA?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.