PRECAUÇÕES NARCAN

Atualizado em 25/05/2016
deve ser administrado cuidadosamente em pessoas, incluindo os recém-nascidos de mães sob suspeita de dependência física ao ópio. Nestes casos, uma abrupta e completa reversão dos efeitos do narcótico, pode ocasionar uma síndrome1 aguda de abstinência. Desde que a duração da ação de alguns narcóticos ultrapassem àquela de Narcan, o paciente que respondeu satisfatoriamente ao seu uso, deve ser mantido sob contínua vigilância e repetidas doses de Narcan devem ser ministradas, quando necessário. Narcan não é eficaz sobre a depressão respiratória causada por drogas não opiáceas. Em aditamento ao Narcan, outras medidas de ressuscitação, tais como ventilação2 artificial, vias aéreas livres, massagens cardíacas e agentes vasopressores, devem estar disponíveis e usadas quando necessário, para combater a intoxicação aguda causada por narcóticos. Vários exemplos de hipotensão3, hipertensão4, taquicardia5 ventricular e fibrilação, edema pulmonar6 têm sido relacionados e isto tem ocorrido em pacientes de pós-operatórios, mais do que naqueles em que se constata a preexistência de lesões7 cardiovasculares ou aqueles que tenham recebido outras drogas, as quais devem ter efeitos cardiovasculares adversos. Embora não se tenha estabelecido uma relação direta de causa e efeito, Narcan deve ser usado cuidadosamente em pacientes com preexistência de doenças cardíacas que tenham recebido drogas potencialmente cardiotóxicas. Não há, porém, um estudo adequado e bem controlado em mulheres grávidas. Narcan deve ser usado durante a gravidez8, somente em casos declaradamente necessários. Amamentação9: não se sabe se Narcan é excretado pelo leite humano. Devido a muitas drogas serem expelidas pelo leite humano, deve-se ter cuidado ao administrar Narcan em mulheres que amamentem.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
2 Ventilação: 1. Ação ou efeito de ventilar, passagem contínua de ar fresco e renovado, num espaço ou recinto. 2. Agitação ou movimentação do ar, natural ou provocada para estabelecer sua circulação dentro de um ambiente. 3. Em fisiologia, é o movimento de ar nos pulmões. Perfusão Em medicina, é a introdução de substância líquida nos tecidos por meio de injeção em vasos sanguíneos.
3 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
4 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
5 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
6 Edema pulmonar: Acúmulo anormal de líquidos nos pulmões. Pode levar a dificuldades nas trocas gasosas e dificuldade respiratória.
7 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.