POSOLOGIA OXIGEN 10 MG/50 ML - INJETÁVEL

Atualizado em 25/05/2016

Infusão intravenosa gota1 a gota1: No início do tratamento, deve-se administrar 1 mg (5 ml de OXIGEN ) por hora, durante as primeiras 2 horas. Esta dose corresponde a aproximadamente 15 mcg/kg de peso corporal/hora. Verificando-se boa tolerância, após as primeiras 2 horas, em especial na ausência de redução tensional importante, deve-se aumentar a dose para 2 mg de OXIGEN /hora (aproximadamente 10 ml ou 30 mcg/kg de peso corporal/hora).

Nos casos de pacientes com peso corporal pronunciadamente inferior a 70 kg e/ou pressão arterial2 lábil, pode-se iniciar o tratamento com uma dose de 0,5 mg (= 2,5 ml de OXIGEN /hora). Nos pacientes com sinais3 de intolerância, deve-se reduzir a dose. Nos casos de insuficiência renal4 ou hepática5 severa (especialmente cirrose6 hepática5), sua ação pode ser potencializada e os efeitos colaterais7 mais pronunciados (ex.: hipotensão arterial8). Nesses casos a dose deverá, se necessário, ser reduzida de acordo com os níveis tensionais e o ECG.

Instilação intracisternal: No caso de utilizar-se esta via de administração durante o ato cirúrgico, recomenda-se diluir 1 ml de OXIGEN Injetável em 19 ml de solução Ringer. Esta solução pode ser instilada diretamente sobre o tecido9 cerebral, não sem antes elevar a temperatura da solução ao nível da temperatura corporal.

Infusão intravenosa permanente, gota1 a gota1: Na infusão intravenosa permanente, administra-se OXIGEN através de cateter central, mediante uma bomba de infusão associada em bypass com uma solução de infusão substitutiva de sangue10 ou de volume. Para garantir a suficiente diluição de OXIGEN , recomenda-se que o volume de infusão associada não seja inferior a 1000 ml/dia.

Recomenda-se, também, continuar administrando OXIGEN durante a anestesia11 geral, neurocirurgias e angiografias cerebrais.

Importante: Tendo em vista que a nimodipina é absorvida pelo cloreto de polivinil (PVC), deve-se usar para infusão somente elementos de polietileno.

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
2 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
3 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
4 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
5 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
6 Cirrose: Substituição do tecido normal de um órgão (freqüentemente do fígado) por um tecido cicatricial fibroso. Deve-se a uma agressão persistente, infecciosa, tóxica ou metabólica, que produz perda progressiva das células funcionalmente ativas. Leva progressivamente à perda funcional do órgão.
7 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
8 Hipotensão arterial: Diminuição da pressão arterial abaixo dos valores normais. Estes valores normais são 90 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 50 milímetros de pressão diastólica.
9 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
10 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
11 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.